Um sonho pra sonhar
Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 14 de maio de 2025

“Só os sonhadores podem nos ensinar a voar.”
Anne Marie Pierce
Descobri que os sonhos são asas. Eles nos levam para todos os lugares, nos fazem ganhar alturas e planar em pleno vôo. Sonhar é voar. É bater asas na imensidão, mirar o horizonte e, simplesmente, abandonar os movimentos em direção às estrelas.
Ao sonhar, batemos asas; ao bater asas, sonhamos. Nos sonhos depositamos e construímos nossos ideais, nosso porto, nossas esperanças. Neles plantamos sementes. E passamos a vida regando e cuidando do broto e do fruto. Acreditamos. Não há utopia sem esperança, nem esperança sem utopia.
Não podemos permitir que alguém roube os nossos sonhos, que alguém diminua ou encurte o nosso vôo. Se fomos feitos para sonhar, então somos feitos para voar. Temos asas, temos horizontes e infinitos para conquistar. É preciso bater asas com coragem e determinação. Temos uma missão a cumprir, um espaço sem limite a desfrutar.
Nos sonhos, voamos livres, leves e soltos. Nos sonhos, a liberdade voa, pois ninguém pode impedir alguém de sonhar. Neles, corremos atrás de nossas necessidades, nossos desejos, demandas do coração e da alma. Seguir em frente sem estradas, sem caminhos, pois para sustentarmos no ar só precisamos de um sonho.
Nunca podemos desistir de nossas aspirações, nem de nossa capacidade de voar; de enfrentar as fortes rajadas de ventos. Seus sonhos são suas asas e um par de asas foram feitos para voar. E podemos voar quando se começa a sonhar.
Nós não voamos, pessoas não voam! São os sonhos que possuem asas. Nós voamos através dos sonhos.
Quando batemos asas, tornamo-nos sonhadores. Transformamo-nos naquelas criaturas leves, capazes de romper tempo e espaço e ganhar altura na alma, para além do infinito. Como sonhadores, podemos ensinar outras pessoas a voarem. Mas somente para aquelas que possuem um sonho.
Antonio Trotta – Jornalista, escritor e poeta
Muito bom, Trotta! Com certeza eu vôo todas as noites, mas nem sempre lembro dos sonhos. Mas não tem problema, o importante é viver a leveza de voar na vida!
Verdade. Sonhar e voar.
Eu tenho asas…belas, coloridas e delicadas …sem elas eu não sobreviveria….
Simplesmente maravilhoso este poema.
Voe. Voe. Sonhe!
Bom dia…o que dizer de uma poema que enaltece o sonhar com a leveza de voar…voamos quando fazemos nossas escolhas certas ou erradas…mas TUDO é parte de um sonho, sonhado com a certeza de seguir. A vida é leve como um Beija-flor, só precisamos saber a direção e onde pousar. Sonhar faz parte do desejo guardado e continuar a sonhar sem medo de voar com as asas do imaginário.
Gratidão sempre…
Nossa! Profundo. Vamos voar e sonhar ou sonhar e voar? Não importa, desde que miremos a imensidão. Grato.
Voamos! Se utopia, se esperança, se livre, voamos. Sonhar é tão mais humano!
Voar e sonhar duas utopias a se realizar, sempre.
Asas do Sonho… Que estupenda inspiração… aqui você deixou que as asas da imaginação se entrelaçassem nas asas do sonho de criar… E você nos inebria com essa liberdade. Suas palavras ganham asas na nossa mente e nosso coração voa livre pousando em cada palavra que você escreve aqui… Gratidão Vitalícia por cada inspiração que embala meu coração!
Muito interessante ideia de que sonhos são asas. Muito bom!
Grato meu caro. E não são?
Grato pelas belas palavras que nos embala e nos faz planar.
Grato por suas palavras que nos enche de carinho e nos faz planar.
Em um mundo turbulento,sonhar ajuda a viver.
O sonho é a poesia de quem sonha!
Belíssimo texto, parabéns Trotta.