OS ATOS DAS PALAVRAS
Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 12 de março de 2025

“Quanto mais palavras eu conheço,
mais sou capaz de pensar o meu sentimento”.
Clarice Lispector
Sempre soube que “os exemplos arrastam”, que “mais vale um gesto do que mil palavras” e ainda que devemos nos revelar “mais por atos que por palavras”. Como as palavras estão fundamentadas no pensamento e o pensamento é um planejamento de uma ação, então pode-se deduzir que as palavras também têm força de ação.
Afirmo isto, pensando nos escritores, oradores, compositores, cantores, contistas, poetas, jornalistas e em todos aqueles que utilizam as palavras para descrever, anunciar, narrar, interpretar, cantar, denunciar, dissertar ou informar sobre algo ou alguém. Penso nos famosos e anônimos que vivem das palavras, sobreviventes das letras que movimentam as ideias e os ideais e que, consequentemente, por usarem das palavras, agem.
Aliás, ninguém vive sem pensar, mas pode, simplesmente, não agir. Como a ação requer reflexão, o pensamento se compõe de ideias e, a partir daí, a realidade se transforma. As palavras e a ação são inerentes à vida humana. Precisa-se tanto de uma como da outra e com elas juntas recria-se o mundo.
Todos são ativistas por excelência. Eles trazem em suas palavras uma revolução de significados. Quando se referem ao verbo “amar”, eles não estão tratando apenas dele em sua forma infinitiva, mas dando o sentido e a força que essa palavra expressa. O poeta Humberto de Campos, ao escrever os versos “Amo-te, é certo; adoro-te, confesso”, quer expressar o seu amor a alguém e não apenas usar um verbo transitivo direto (mesmo sem deixar de sê-lo). E quem tem amor revela: “Que ânsia de amar! E tudo a amar me ensina”. Assim, escreve o poeta Alberto de Oliveira, dando vida ao mesmo verbo, só que na forma intransitiva. Aliás, como ensina a canção: “sinônimo de amor é amar”. E é dessa maneira que as palavras impulsionam as pessoas, ajudam a aflorar os sentimentos.
Como as palavras têm sentidos e dão-se aos sentidos palavras, a vida ganha dimensões criativas, inovadoras e prontas para (re)começar. Percebi que as palavras não são apenas atos de leituras e sons que preenchem os ouvidos. As palavras nos fazem pensar os sentimentos e dão sentido aos pensamentos.
Nas palavras, encontro sentido não apenas no que escrevo, mas também, e principalmente, no que ouço, percebo, enxergo, tenho contato e tato. Admiro quando, pelos sentidos, são contadas histórias e resgatadas memórias de fatos, gestos, feitos e emoções mais íntimas e discretas, submersas em corações, almas e pensamentos. É como, diante de cada palavra, dizer, em palavras, que não se tem palavras para descrever.
Os exemplos, os gestos e os atos são palavras que se fazem “carne” e habitam “entre nós”, agindo e fazendo agir, e, depois, voltam a ser palavra novamente, dando sentido aos sentimentos.
Antonio Trotta
Jornalista, escritor e poeta
Além de um maravilhoso poeta e escritor o
Trota é um ser humano notável, de reputação ilibada e coração generoso.
Grato pelas suas generosas palavras. Grande abraço.
Admiro a forma como suas palavras resgatam memórias e sentimentos, dando voz ao que muitas vezes permanece submerso na alma. Afinal, há momentos em que apenas as palavras podem traduzir o indizível – e, paradoxalmente, nos deixam sem palavras.
Sim. Muitas verdades em suas palavras. Precisamos aprender sempre com elas. Grato.
Texto topado e pertinente “As palavras e a ação são inerentes à vida humana. Precisa-se tanto de uma como da outra e com elas juntas recria-se o mundo.” Perfeita colocação …Palavras e ações têm forças distintas, mas complementares. Palavras inspiram, orientam e dão significado… ações materializam, concretizam e dão peso às intenções. Separadas, podem ser frágeis, mas unidas, têm o poder de transformar vidas e recriar o mundo. É nessa harmonia que reside o verdadeiro impacto.
Maravilhoso Abraços, da terra do frevo
Verdade. Palavras e ações são os dois pedais da bicicleta da vida. Bora pra frente pedalando os dois.
Perfeita sua conclusão e expressão da expressão das palavras. Como no nosso universo nada é sólido e tudo é energia manifestada de acordo com sua respectiva frequência, cada palavra também tem sua própria frequência e se manifesta no nosso mundo de acordo com elas, como você mesmo citou, se fazem “carne” e habitam “entre nós” Você é fera Trota!!!
Pois é aprendi com o Grande Mestre, sabedoria e praticante de tudo isso que vc disse. Muita energia para vc.
O texto é deveras reflexivo. As vezes é bom ler os artigos porque nos faz refletir. Hoje ao ler o texto do confrade Trotta deixou-me bastante pensativo. Traz o texto um jogo de palavras que faz com que a nossa mente borbulhe de pensamentos e cheguei a conclusão que esse jogo de palavras demonstra que o autor realmente sabe como mexer com as pessoas. Abraços. Paulo Tavares.
Caro confrade. Mexer e remexer para que novas e outras ações aconteçam. Um jogo jogado por todos nós. Grato.
Eu sempre assumi comigo mesmo o compromisso de levar á letra de forma algo que pudesse transmitir e perpetuar as imorredoras impressões.
Antônio Trotta traz consigo estes motivos em sua imensurável grandeza com que tráfego como hífen entre jornalismo, escritor e poeta.
Antônio Trotta é um orbe de estilos!
Grato. Suas palavras sempre me encantam. Vc é uma grande referência para mim.
As palavras nos cercam, mas poucos tem o dom de organizar com tanta habilidade, como você tem.
Faço com a destreza de um aprendiz que ama cada letra.
As palavras são indispensáveis na nossa vida e podem realmente se transformar em ação . E através das palavras que expressamos nossos sentimentos e nos comunicamos. Mais uma vez, Trotta, você usou muito bem as palavras para expressar a importância delas.
Utilizo com precisão algo ou alguém que quero apresentar ao mundo.
Ah! Palavras! Elas são os vocábulos que nos decifram e através delas, expomos nossa essência.
Elas, ” as palavras” uma vez faladas, jamais retornarão à fonte. Saem como projéteis e alcançam o alvo que miramos na velocidade da luz.
Ah! Palavras!
Trotta, que texto lindo! Você, usou a palavra e chamou a uma reflexão do seu poder e da responsabilidade de usá-las. Adorei! Parabéns
Realmente, seu comentário nos faz sentir as palavras com vivas, ativas. Grato pela sua bela reflexão.
Que as palavras não sejam jogadas ao vento, juntem-se aos sentimentos .
Colocar nas palavras, pedacinhos de nossas almas.
Parabéns Trotta, em cada texto você transmite um pedacinho de sua alma!
Partilho com todas e todos esse pedacinho de alma em palavras.
Realmente, seu comentário nos faz sentir as palavras com vivas, ativas. Grato pela sua bela reflexão.
Excelente!
Que poder intenso tem esse texto composto por palavras e sem as palavras ele não existiria. Que inspiração estupenda Trotta. Interessante que ao ler cada palavra em silêncio, estamos pronunciando cada uma delas no pensamento. Logo, pensamento é palavra, sentimento é palavra, emoção é palavra, ação é palavra. Elas ficam invisíveis, mas na leitura íntima da mente, elas tem sons que só nós podemos ouvir, no entanto os outros as interpretam fazendo uma leitura com palavras invisíveis quando pensam, e mais interessante ainda é que um gesto vale mais que mil palavras, porque ele tem mais de mil palavras invisíveis e silenciosas que gritam na “ação do gesto.” Trotta, você é formidável, você resgasta coisas valiosas que não paramos para pensar. E você nos leva a pensar e ainda expandir nossos pensamentos conjugando com os seus, multiplicando as PALAVRAS.