O CLIENTE É O SEU MELHOR VENDEDOR
Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 28 de maio de 2025

O seu melhor vendedor é o cliente, pois, ao comprar um produto em sua loja, se encantou com o atendimento que recebeu. Levou um produto e saiu satisfeito, “vendendo” a loja toda quando anuncia a sua nova aquisição. Atendimento é tudo. É dele que vem a opção de um cliente voltar ou não ao seu comércio.
Quantas lojas ele não encontra pelo caminho vendendo os mesmos produtos e marcas? Muitas têm preços até mais em conta, ficam melhor localizadas, são mais amplas. O diferencial está em quem passa o bastão para o seu cliente. Ao sair da loja, ele leva o produto, a satisfação e um brilho nos olhos, que faz a diferença. Lá, onde ele estiver, ele repassa o bastão para ser “devolvido” à sua loja por um novo e curioso cliente, cheio de vontade de comprar e experimentar a satisfação tão divulgada.
Como o bastão, na maioria das vezes, é invisível e não vem com carta de apresentação – é melhor que seja assim –, quem vai atender o cliente tem que conquistá-lo e cativá-lo a ponto de transformá-lo no mais novo vendedor da loja. Não vendedor do produto, pois esse já tem na loja alguém especializado e que está lá, pronto para atender as pessoas. Mas o cliente será o vendedor de sua hospitalidade, de seu atendimento e de sua capacidade de fazê-lo feliz. O seu fiel cliente sabe que em seu estabelecimento, ao invés de problemas, ele encontra solução.
A melhor publicidade do mundo ainda é o que sai da boca de quem entra em sua loja. Nela está contida uma infinidade de tudo aquilo que é ou pode se tornar o seu negócio. É ele, o cliente, a sua maior e melhor publicidade. E sabe quanto custa isto? Um atendimento à altura de quem vai vestir a camisa da sua loja, sem cobrar um tostão por isso, e que, ainda por cima, vai pagar cada vez que entrar nela, e com satisfação.
Portanto, é preciso treinar todo mundo que faz parte do seu negócio, de seu empreendimento. Da pessoa que exerce a mais simples função até aquela que ocupa o mais alto posto, todos precisam saber atender. E atender não significa apenas vender um produto, mas prestar uma informação correta, orientar, encaminhar, resolver ou apenas dar um bom dia que signifique, realmente, um dia bom para o cliente. Treinar não significa uniformizar as idéias, mas unir os pensamentos no propósito de melhor servir, de oferecer soluções, de dar resultados.
Com isso, não basta seduzir o cliente; é preciso cativá-lo. Conquistar a sua fidelidade com ofertas, promoções e produtos, mas, acima de tudo, com um atendimento que o torna uma pessoa ímpar. Para que, toda vez que entrar em sua loja, ele realmente se sinta assim, uma pessoa especial.
Colocar preço em um produto é uma simples operação matemática, mas o valor de seu cliente é incalculável. Atenda com respeito e satisfação o seu cliente e ele, durante sua fidelização, além de “comprar” a sua loja, vai saber “vendê-la” a muitos outros.
Antonio Trotta – Jornalista, escritor e poeta
Boa tarde…
Todo cliente é vendedor de algo, somos vendedores e compradores o tempo todo. E o vendedor é o primeiro cartão de visita da loja na qual ele representa e trabalha, este com um sorriso discreto, direcionar o cliente para suas necessidades de busca, ser simpático(a) e ser discreto para não perde-lo logo no início da negociação, mostrando interesse na venda com a atenção e conhecimento nos produtos a ofertar. Saber fidelizar o cliente é o primeiro passo de uma boa venda e retorno garantido.
Grata…
Exatamente. Atendimento é tudo.