Coluna SeguimentosColunas

DE NOVO, OUTRA VEZ, NOVAMENTE!

Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 01 de janeiro de 2025

Listen to this article

A grande cortina vai se abrir em poucos segundos, numa contagem regressiva, esperada por todos, e o show deve continuar. Novamente estamos aguardando o momento mágico em que se unem o tempo e a esperança.  Recomeçar é preciso. Promessas e desejos são colocados com fervor. A vida é oferecida, e tudo o que nela contém, para que os dias sejam melhores e os sonhos realizados. À porta do Ano Novo, um novo ano nasce carregado de esperanças.

Todos aguardam as cortinas se abrirem para atravessarem no tempo e viverem dias melhores. Um ano novo nos dá a dimensão de novos dias, de tempo para viver e contar as horas e os minutos, de esticar a existência por mais 365 dias. Um novo ano nos dá a sensação de novas oportunidades, de qualidade para viver, sentir e curtir a vida a cada momento. Vencer o tempo já é uma vitória; dar qualidade a ele é adquirir consciência de que é preciso sentir a vida e dar sentindo a ela.

Os anos não devem ser contados apenas pelos dias, mas pelos feitos, gestos e atitudes. Se é um novo ano, então temos novas oportunidades, chances ímpares para tentar outra vez. Não são necessárias grandes ações, apenas gestos sinceros e justos; a verdadeira grandeza de um ato. Nada de grandes decisões, mas de assumir certas decisões!

Esperança não é esperar. Quem espera nunca alcança. Esperança é acreditar; portanto, deve-se buscar o que se espera encontrar. Esperar também não é esperança, pois se assim fosse, bastaria deixar os anos passarem e tudo se resolveria. A vida é feita de lutas e de conquistas. Esperança está ligada a resultados, a desafios, a descobertas e ao aprendizado da insistência, da perseverança, da resistência. Realizar é a concretização da esperança.

Um ano termina e nele queremos deixar tudo o que nos impediu de crescer e de viver melhor. Deixar para trás todos os problemas, desilusões e sofrimentos. No ano que começa queremos levar tudo de bom que conquistamos e nossas esperanças para serem realizadas, se possível, o mais breve, no menor espaço de tempo e da melhor maneira.

Mas nem sempre é assim. O velho ano ainda vive em nós e, com ele, muita coisa precisa ainda permanecer, coexistir. Muitas vezes, contra nossa vontade.  Mas, como o outro nome da vida é esperança, é preciso lutar e fazer a vida ser bem melhor. Teremos a chance, nesse ano novo e nesse novo ano, de tudo recomeçar.

A vida é um show para quem faz dela um espetáculo.

Antonio Trotta – Jornalista, escritor e poeta

 

 

Foto: Ilustrativa – Canva

4 Comentários

  1. Que maravilha de texto…A vida não é para amadores…é preciso lutar, aprender com as quedas e insistir com determinação. Esperança é o impulso que nos mantém em pé diante dos desafios, que transforma sonhos em metas e faz do esforço o caminho para a realização. Sempre acreditei que concretizar não é sorte, mas o resultado da persistência em manter viva a chama da esperança.
    Beijinhos dessa pernambucana que te admira

    1. Grato cara poeta. Realmente, a vida está pronta para ser vivida, não pars quem quer simplesmente existir. Temos que construir a nossa estrada da vida. Linda caminhada em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo