Coluna Sérgio MonteiroColunas

COLUNA SÉRGIO MONTEIRO

Informações e Opiniões

COLUNA SÉRGIO MONTEIRO

17 de novembro de 2024

– Estamos chegando! E começo agradecendo as milhares de pessoas que leram a estreia da coluna no domingo passado. Sim milhares, pois foram mais de 3 mil acessos em pouco mais de 24 horas. Sem falar as centenas de mensagens no whatsapp parabenizando pela iniciativa. Valeu pessoal!

– Temos a certeza de que este é o caminho: proporcionar uma leitura agradável, informativa, opinativa, que possa, de um jeito ou de outro, contribuir para o bom jornalismo.

– Pessoas gostam de falar e interagir com pessoas…por isso estamos aqui

– Teve gente que reclamou, claro…, mas é parte do processo; jamais vamos agradar a todos! Aliás, a ideia é essa mesma: se desagradar, especialmente os chamados poderosos, aí sim, acertamos o alvo!

– Mas sempre com ética, respeito e dentro da legalidade.

– Esta semana o assunto é o homem bomba de Brasília. De tudo o que já foi falado, comentado e apresentado em todas as mídias, a ação só mostra o quanto qualquer tipo de radicalização, de qualquer espectro político, é maligna, só causa perdas, jamais ganhos. Todo radical olha só pra si mesmo e seus grupos ou ideologias, todas sempre com uma lógica egoísta, limitada e estúpida.

– Um homem como este, que certamente lidava com seus “demônios” particulares e não soube viver com isso, ultrapassou o limite do normal. E tenham a certeza de que as milhares de fake news e discursos de ódio que circulam 24 horas por dia em grupos radicais de redes sociais, influenciaram esta pessoa e o levaram a este fim trágico.

– O que precisamos é sim um olhar mais equilibrado em tudo o que fazemos, especialmente na política. Portanto, um sonoro NÃO aos radicais sejam estes de qualquer ideologia que venham a promover desordens, fake news, negacionismos, invasões e seja lá mais o que vier de ruim e destrutivo.

– Agora, vamos falar das estradas da nossa região. O governo de Minas lançou uma campanha informando que as manutenções e reparos nas rodovias do estado começaram em outubro e devem seguir até março de 2025. Segundo a nota, devem acontecer de forma mais rápida e eficaz. A expectativa tem como base o incremento no valor investido pelo Departamento de Estradas e Rodagem (Der-MG) em cada quilômetro das rodovias mineiras. Se antes, o recurso destinado a cada trecho era de R$ 13 mil, agora, o valor passou a ser de R$ 52 mil.

– A pergunta que fica é: quando chega em nossa região?  Até agora, imagens como esta acima, passam longe daqui de nossas estradas. De novo fica o alerta: estamos num caos por aqui e não vejo movimento de quase nenhuma liderança política que realmente possa resolver a situação. Que de fato apresente uma solução. Enfim…

– A EPTV e o G1 fizeram uma reportagem importante. Depois de ler esta coluna na íntegra, acesse o G1 Sul de Minas aqui e leia:

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2024/11/09/mgc-267-rodovia-em-que-onibus-com-romeiros-tombou-acumula-buracos-prejuizos-e-acidentes.ghtml 

– Outra discussão é o projeto da redução das escalas de trabalho, proporcionando um dia a mais de folga aos trabalhadores. Honestamente eu não sei o que seria de fato o melhor neste momento. Já ouvi os diversos lados envolvidos, mas tenho dúvidas.

– Como sempre trabalhei em forma de escalas, em rádio e TVs, tendo passado centenas de feriados, fins de semana entre outras datas trabalhando e tendo folgas e cargas horárias muito diferenciadas, não sou no momento a melhor pessoa pra opinar as mudanças.

– Mas vou dar um pitaco: todo mundo merece trabalhar menos, ganhar um pouco mais e ter tempo livre para família e amigos. E todos os empregadores, especialmente os mais poderosos, não ficarão mais pobres se algo assim vier a ser implantado. Só não sei dizer se uma mudança assim iria mesmo afetar a economia, se vai mudar o mundo, como estão alegando. Veremos!

– Agora, vamos falar de um tema que muito me incomoda: o uso da Polícia Militar dentro dos estádios para proteger arbitragem e jogadores milionários. Sou contra! Entendo que os impostos que pagamos para termos segurança pública, não devem ser revertidos para este tipo de proteção. Afinal o futebol movimenta bilhões e pode pagar seguranças particulares, bem treinados, organizados, preparados. E deixar a Polícia Militar para a segurança externa, nas ruas. Ai sim! Dentro das arenas e estádios, a segurança deve ser por iniciativa particular. Imagina se a PM tivesse que colocar agentes pra proteger todos os tipos de eventos esportivos no país…

– E para confrontar a minha opinião, publico a notícia de que o governo de Minas anunciou na quinta-feira (14/11), a criação de um plano estratégico para que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assuma a segurança dentro dos estádios de futebol em Minas, em jogos específicos. A ação será válida para partidas que demandem atuação especial da polícia, devido à presença de grandes públicos e de torcidas com históricos de rivalidade, por exemplo. O novo planejamento, a ser desenvolvido em cooperação com as Forças de Segurança, foi anunciado em conjunto com a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada Letícia Gamboge, e com o comandante-geral da PMMG, coronel Frederico Otoni Garcia.

– Ainda no futebol: Muita gente não entendeu que SAF tem dono. Não é mais clube, associados, gente amadora levando vantagens. Tem dono! Se quebrar, se der errado, o dono tem que arcar com o problema e não fugir, como os “cartolas” tradicionais fazem sempre por aqui.

– Mais esportes:  ADHC (Associação Desportiva Handebol Caxambu) realizou neste fim de semana a XI Taça Estrada Real de Handebol, nas categorias Mirim, Infantil, Juvenil e adultos nos naipes feminino e masculino. Com a presença de equipes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento já se tornou tradicional a nível nacional e esse ano, com a presença de cerca de 45 jogos e com a participação de 500 pessoas entre atletas, dirigentes e acompanhantes. sendo um dos principais eventos esportivos da região onde além de criar um grande intercambio e revelação de novos talentos, fomenta o turismo a hotelaria e gastronomia da cidade. Parabéns. Esporte é vida e Caxambu é esporte!

– Parque das Águas de Caxambu: no dia 7 de novembro aconteceu uma audiência na Comissão de Administração Pública, na Assembleia Legislativa de MG.  A reunião contou com a presença de autoridades do município, da região e do Estado. A audiência tratou da necessidade urgente da restauração do Parque das Águas. Com vários espaços, equipamentos e patrimônio arquitetônico desgastados, o Parque está em situação quase que precária, o que já demandou outras reuniões da comissão sobre o assunto.

– Ao final a discussão, tivemos o de sempre: os que são contra a concessão do Parque para a iniciativa privada e os que são a favor, debatendo e com nada novo e praticamente nada decidido. E segue o baile.

–  Quero aproveitar aqui e mandar um abraço para a equipe da Coopama – Cooperativa Agraria de Machado MG, instituição a qual eu colaboro como editor e jornalista há quase 4 anos, produzindo material para a revista Coopama Informa. A cooperativa cada vez mais avançando como uma das principais do país, liderando o cooperativismo como modelo de desenvolvimento para o meio rural e para a economia do país. Sucesso!

– Política: minhas fontes informaram que as disputas pelas presidências das Câmaras Municipais seguem em ritmo quente. O nome de quem vai presidir o Legislativo e dos demais que vão formar a mesa diretora para o primeiro ano da nova Legislatura é fundamental no jogo do xadrez político. Os arranjos estão ocorrendo em todas as cidades. Em Caxambu especificamente, segundo informações, são 3 nomes na disputa: Mário Alves, Fábio Curi e Sandrinho do Som.

– E o 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que aconteceu esta semana em Caxambu foi um sucesso.  O evento contou com 701 animais, de 299 expositores vindos de 11 estados. (MG; RJ; SP; ES; RS; BA; GO; SC; PE; DF; PR).

– Movimentou a cidade e a região, girou a economia, gerou vagas de trabalho, enfim, no geral, foi positivo.

– Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e pelos Núcleos: Clube do Cavalo de Cruzília – Núcleo Berço da Raça, o Campeonato conta com o apoio da Sociedade Rural do Sul de Minas. Parabéns!

–  Dia desses fiquei “pasmo”, como dizem, com um jornal da hora do almoço em uma emissora de TV, mostrando a INÉDITA receita de bolinho de arroz…com certeza uma notícia fundamental para a nossa região, sem a qual não viveríamos! I M P R E S S I O N A N T E… (contém uma boa dose de sarcasmo!)

Pensamento

É errado quando acreditas em cada um, mas também é errado quando não acreditas em ninguém. (Seneca)

– Registrar aqui os agradecimentos ao designer Rodrigo Arantes que é o autor do banner com minha foto que identifica esta coluna. Valeu!

Para curtir

Assista ao filme Harriet. Uma história real, da época da escravidão nos EUA que culminou na guerra civil daquele país. Uma história emocionante e impactante. Vale a pena. Em carta nos melhores streamings.

 

Positivo

As ações sociais do Rotary e do Lions Clube, especialmente os da nossa região. Sempre atuantes em favor da sociedade, com campanhas educativas e informativas, com destaque para as áreas da saúde e social.

Negativo

Para as pessoas que deixam seus carrinhos de compras nas vagas dos estacionamentos. O que custa levar para o local de onde tiraram ou para o lugar onde devem ficar. Pra que deixar na vaga de onde você saiu, atrapalhando o próximo que vai chegar. A falta de educação e empatia é gritante no nosso meio. Impressionante.

Fotos e imagens: agências de notícias – internet – redes sociais

4 Comentários

  1. Excelente matéria Sérgio, espero que o governo de Minas olhe com carinho para essas estradas tão perigosas e que em breve elas estejam realmente segura para usarmos.

  2. Caro jornalista Sérgio Monteiro. Realmente suas pinceladas jornalisticas dão mais cores aos nossos domingos. Cheio de informações e opiniões objetivas. Vale a pena ler vc semanalmente. Grato.

  3. Bom dia meu caro amigo Sérgio Monteiro. Quero parabenizá-lo pela sua coluna! É sempre inspirador ver seu talento e dedicação se refletindo em suas palavras. Seus insights e análises são valiosos e contribuem muito para nos mantermos informados e também para um bom debate sobre os acontecimentos nacionais, estaduais, regionais e local. Continue brilhando e fazendo a diferença com seu trabalho!

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo