Destaque

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CIRCUITO DAS ÁGUAS APRESENTA PROJETO AO MINISTRO DO TURISMO

Na Audiência Filipe Condé destacou os benefícios da criação de uma rota entre o Circuito Trilha dos Inconfidentes e o Circuito das Águas

O projeto de fortalecimento do turismo de mountain bike e do cicloturismo no trajeto da Estrada Real que interliga o Circuito das Águas ao Circuito Trilha dos Inconfidentes, no estado de Minas Gerais foi apresentado nesta quarta-feira (5) ao Ministro do Turismo Gilson Machado Neto. A expectativa é de que o projeto beneficie cerca de 1,2 milhão de cidadãos em mais de 30 municípios da região.

Na Audiência presencial estavam a Deputada Federal Greyce Elias e a subsecretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa.

Acompanhando a reunião por videoconferência, o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu e presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, Filipe Condé, destacou os benefícios da criação da rota entre o trecho dos Inconfidentes e o Circuito das Águas.

“Esses projetos conversam com a estratégia de conexão com a Trilha Transmantiqueira, que é um grande produto que temos para atividade ar livre, incentiva a saúde pública e o bem-estar através da valorização da convivência da família em ambientes naturais e trabalha a questão da valorização da economia verde porque este projeto também prevê a sustentabilidade”, explicou, ao citar o uso de madeira sustentável e placas solares.

A deputada Greyce Elias (MG), por sua vez, defendeu o potencial do turismo para alavancar a economia do país. “Eu creio que [o turismo] é um dos tripés para a retomada depois da Covid-19. Vamos precisar do turismo para fazer o Brasil gerar emprego, ter oportunidade e ao mesmo tempo dar qualidade de vida para as nossas famílias”, destacou.

Também participaram da reunião por meio virtual Marcos Januário Gestor do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Ane Massafera, Gestora da Associação Circuito das Águas e Antônio Gonçalves – Ticorico – idealizador do projeto Estação Mountain Bike (Bike Station).

CICLOTURISMO – A retomada do turismo no país deve seguir uma tendência mundial que é a maior procura por atividades em contato com a natureza e ao ar livre, fortalecendo o ecoturismo e o turismo de aventura, no qual se insere o cicloturismo.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), apontou que, apenas em julho do ano passado, as vendas de bikes aumentaram 118% no Brasil se comparado ao mesmo período de 2019. Para lojistas, esse aumento se deu principalmente pela busca da população por soluções para evitar aglomerações no transporte público.

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, ICMBio, Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, com apoio de voluntários de todo o Brasil estão sinalizando, estruturando e promovendo trilhas de longo curso, que podem ser percorridas de bicicleta. O país conta, atualmente, com 3.500 km de trilhas sinalizadas. A meta é chegar a 10.500 km nos próximos anos e movimentar o turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano.

Com informações de Amanda Costa – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo