Destaque

DIOGO CURI DESTACA TRABALHO DO SAMU NO SUL DE MINAS

Presidente do maior consórcio de saúde do país e Prefeito de Caxambu participou de entrevista na EPTV

O Presidente do CISSUL SAMU e Prefeito de Caxambu foi o entrevistado na manhã de hoje no Bom Dia Cidade da EPTV sul de Minas, afiliada Rede Globo na região.

Na oportunidade Diogo Curi esclareceu algumas informações equivocadas que foram publicadas na imprensa:

– “Agradeço a oportunidade para esclarecer que em nenhum momento eu falei na “live” promovida pelo PSDB para debater a atuação dos SAMUS em Minas Gerais, sobre falta de recursos e nem mesmo sequer falamos sobre ameaça ou risco da paralização dos serviços” – explicou Curi.

O Presidente do SAMU do sul de Minas destacou ainda que a instituição é o maior serviço deste tipo no país e tem um repasse per capita de apenas um real, muito abaixo que os demais no país.

-“ Nós temos hoje em nossa região mais de 2 milhões e 600 mil pessoas atendidas”- conta Diogo Curi.

Ainda segundo o Presidente do SAMU explicou na entrevista, que foi transmitida ao vivo, o Governo do Estado, num compromisso do Governador Zema, pagou uma dívida de 4 milhões e meio que o governo anterior de Fernando Pimentel do PT deixou com o SAMU.

– “O nosso SAMU tem realizado um serviço de remoção de pacientes de outras regiões que precisam de UTI. Neste momento estamos conjugando esforços com toda a estrutura que é excelente, com todo nosso material humano que é fenomenal para poder atuar junto com o estado nesta pandemia” – garante o Presidente do Consórcio.

Em se tratando de gestão financeira a situação do CISSUL SAMU é equilibrada –“Os repasses estão em dia. Não enfrentamos nenhum tipo de problema. Nossas contas também estão em dia. Fechamos 2020 com dinheiro em caixa”- garante.

O Presidente do SAMU e Prefeito de Caxambu explicou ainda sobre os tais repasses:

-“ O Governo Federal cumpre seu papel sim em promover os repasses. Importante destacar que o Governo Federal repassa 42%, Governo Estadual repassa 38% e os municípios da região contribuem proporcionalmente com os 20% restantes” – explica

O controle de gastos e investimentos é fundamental num momento de pandemia como este.

-“Com a pandemia os insumos aumentaram bastante, não só no SAMU como nas Prefeituras. Aumentaram os custos, pois estes insumos tiveram uma disparada de preços muito grande. O custo operacional está elevado, não só para o SAMU, mas repito, como para as Secretarias de Saúde em geral” – fala o gestor.

Ao final da entrevista, Diogo Curi agradeceu a emissora pelo espaço e a todos pelo reconhecimento ao SAMU pelos serviços prestados. O SAMU tem atuado na remoção de pacientes constantemente, até mesmo conduzindo pacientes de outras regiões para as UTIs no sul de Minas.

– “Nossas equipes trabalham bastante. Sabemos que o reconhecimento do serviço que o SAMU presta em nosso sul de Minas é muito bom. Estamos operando ativamente, “a todo vapor” para contribuir com este momento tão delicado de saúde pública que vivemos” – finaliza Diogo Curi.

Com informações da EPTV sul de Minas

Veja a entrevista na integra no canal de vídeos do CISSUL SAMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo