CORONAVÍRUS ALTERA A VIDA NA REGIÃO – TURISMO, NEGÓCIOS, SERVIÇOS PÚBLICOS AFETADOS
Em Caxambu, assim como em toda a microrregião, incluindo São Lourenço, Baependi, entre outras não existe nenhum caso de coronavírus.
Mesmo assim as autoridades permanecem atentas. As Prefeituras estão suspendo as aulas nas redes municipais, assim como as escolas estaduais e particulares também estão com aulas suspensas pelo menos até 31 de março.
A situação afeta também diretamente o turismo da região, com o cancelamento de reservas e eventos previstos.
Como medida de prevenção à pandemia do coronavírus, o Santuário de Nhá Chica, em Baependi (MG), cancelou as missas abertas e transmite as celebrações pela internet, por meio da rádio e da TV oficial da igreja. Ainda não há previsão para que os cultos voltem a ocorrer com a presença de público.
Cidades de maior porte do sul de Minas, como Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha também estão tomando medidas preventivas.
A Prefeitura de Pouso Alegre declarou nesta terça-feira (17) situação de emergência em saúde pública no município e instituiu a criação de um comitê de operações de emergência de saúde do Covid-19.
Casos na região
Subiu para 29 o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde no Sul de Minas. Conforme os últimos dados divulgados na tarde desta segunda-feira (16) pela secretaria, mais 14 casos estão sendo investigados na região. Até o último boletim, eram 15. Seis casos já foram descartados e nenhum confirmado.
Conforme o boletim, Varginha registrou mais quatro casos suspeitos e agora tem oito. Passos registrou mais três e agora tem quatro. Também foram registrados dois novos casos em Três Pontas, um em Alfenas, um em Itajubá, um em Monsenhor Paulo, um em Monte Sião e mais um em Santa Rita do Sapucaí.
Prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como uma das estratégias para enfrentamento ao Covid-19, está veiculando campanha de publicidade sobre a doença, com informações sobre formas de transmissão, sintomas e hábitos de prevenção e higiene pessoal.
A SES-MG tem orientado a população sobre cuidados básicos que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão ações simples, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, a recomendação é usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também está entre as recomendações: evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; respeitar o tempo de isolamento caso haja recomendação. É necessário, ainda, desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência e jogar no lixo lenços de papel utilizados para cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar.
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa -contaminação por contato – está acontecendo.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, a adoção de hábitos de prevenção e de higiene pessoal se torna fundamental para a contenção do vírus.
Com informações do G1, Agência Minas, Prefeituras