TOP 10 GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS: Aqui vai o meu ranking
Coluna Cores do Som | por André Nunes

Os rankings de grandes guitarristas são sempre polêmicos e carregados de paixão. Afinal, como classificar artistas que transformaram a música com seus talentos únicos? Inspirado pelos meus favoritos, aqui está o meu Top 10 guitarristas. Cada um deles, de alguma forma, redefiniu o que significa tocar guitarra.
1. Jimi Hendrix

Ninguém revolucionou a guitarra elétrica como Jimi Hendrix. Seu domínio de técnicas inovadoras, como o uso do feedback e a alavanca, criou um som psicodélico inconfundível. Faixas como “Voodoo Child” e sua versão de “All Along the Watchtower” são marcos do rock, mostrando sua habilidade em criar atmosferas surreais e poderosas. Hendrix não só tocava, mas reinventava a guitarra cada vez que subia no palco.
2. Eric Clapton

Apelidado de “Slowhand,” Clapton é o epítome do blues rock. Seja no Cream, em sua carreira solo, ou em colaborações como Derek and the Dominos, ele sempre entrega solos cheios de sentimento. Quem ouve “Layla” ou “Tears in Heaven” entende que Clapton não apenas domina as notas; ele transforma emoção em música pura.
3. David Gilmour

David Gilmour é um mestre da sutileza e do feeling. Suas contribuições para o Pink Floyd, especialmente em álbuns como The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here, são obras-primas. Solos como o de “Comfortably Numb” transcendem a música, evocando paisagens emocionais que poucos conseguem igualar.
4. Jimmy Page

O cérebro por trás do Led Zeppelin, Jimmy Page, misturou blues, rock e folk em riffs icônicos como “Stairway to Heaven” e “Whole Lotta Love”. Sua capacidade de alternar entre delicadeza e intensidade faz dele um dos guitarristas mais completos e influentes de todos os tempos.
5. Mark Knopfler

Mark Knopfler trouxe ao rock um estilo único de dedilhar que se tornou sua marca registrada. Com o Dire Straits, ele entregou clássicos como “Sultans of Swing,” mostrando que virtuosismo pode ser acessível e cheio de groove. Suas composições evocam cenários cinematográficos e sua técnica é inigualável.
6. Albert King

Albert King é uma lenda do blues, com sua guitarra Gibson Flying V posicionada “de cabeça para baixo”. Ele influenciou gerações de guitarristas, incluindo Hendrix e Clapton, com seu estilo vibrante e suas bends inconfundíveis. “Born Under a Bad Sign” é um exemplo claro de seu poder criativo.
7. Brian May

Brian May é muito mais do que o guitarrista do Queen; ele é um arquiteto de solos grandiosos. Usando sua guitarra Red Special, construída com o pai, ele criou passagens épicas como “Bohemian Rhapsody” e “We Will Rock You”. Sua formação em astrofísica só adiciona à sua aura de gênio.
8. Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan trouxe o blues de volta ao mainstream nos anos 80. Combinando técnica feroz e alma, ele reinventou o gênero com faixas como “Pride and Joy” e “Texas Flood”. Sua habilidade em dominar a Stratocaster é lendária, assim como sua paixão pelo que fazia.
9. B.B. King

B.B. King era um verdadeiro contador de histórias através da guitarra. Seu vibrato inconfundível em “Lucille” e faixas como “The Thrill Is Gone” o tornaram sinônimo de blues. Ele provou que menos é mais, mostrando que uma única nota, tocada com emoção, pode valer por mil.
10. Marcus King

Marcus King é a face do blues rock moderno. Jovem, mas com uma alma antiga, ele mistura estilos e técnicas de maneira única. Álbuns como El Dorado e faixas como “The Well” mostram sua habilidade em capturar a essência do blues enquanto o leva a novos horizontes. Marcus prova que o futuro do blues rock está em boas mãos.
Esses guitarristas são meus favoritos porque representam mais do que habilidade técnica; eles são artistas completos que deixam sua alma em cada nota. E você, quem incluiria no seu ranking?
–
André Nunes
Administrador, publicitário e guitarrista apaixonado pela música, em especial pelo Rock e Blues.
Apesar de ser de uma vertente mais pop, eu incluiria Steve Lukather, da banda Toto. Também Eddie Van Halen e ainda Slash, o que poderia, com alguns outros, elevar a lista para 15 melhores. Mas tudo é uma questão de gosto, de época. Os 10 + desta lista são gênios e não teriam como ficar de fora. a coluna está dando um show de informações. Um orgulho pra nós do Tribuna!
Sem dúvidas, navegando pelos anos 60, 70, 80 e 90 dava pra fazer um top 100 e ainda seríamos injustos deixando alguns gênios de fora!