Coluna SeguimentosColunas

SIMPLESMENTE PENSAR E SE SENTIR COMPLETO

Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 27 de novembro de 2024

 

SIMPLESMENTE PENSAR E SE SENTIR COMPLETO

Quem já parou para pensar que o pensamento movimenta o mundo? Não se pode parar de pensar, mas, sim, parar para pensar. Ter o esforço e perceber que é pelas ideias e pelo pensar que as coisas andam, saem do lugar e tomam sentido. E, quantas vezes, é preciso simplesmente se recolher e se encolher num canto para apenas pôr as ideias em ordem ou, talvez, dar ordem às ideias!

No mundo conturbado em que vivemos, o pensamento passa apenas por reagir aos estímulos da vida, do dia-a-dia, dos compromissos e das circunstâncias em que se está, normalmente, enterrado até o pescoço. Corre-se para parar, mas não para pensar. Ao final do expediente, chega-se em casa esgotado, exausto e, por inúmeras vezes, resta colocar o corpo e o cérebro no “ponto morto” e deixar a vida levar. Tudo parece muito rápido e muito curto; mal começa o dia, a noite já está batendo à porta. Mal dormimos, o dia já nos desperta para encará-lo de frente. E a impressão que fica é que a roda viva não recomeça, mas continua incessantemente funcionando sem parar. Vive-se em movimento contínuo e, tantas vezes, acelerado.

A grande questão é que é preciso parar para pensar e pensar que se deve sempre parar. Não paramos como as máquinas. Não repomos peças, nem mecanicamente, nem tecnologicamente recomeçamos a funcionar. No ser humano não é assim que funciona; é muito mais que a junção ou troca de peças. Se o corpo fala e age, ele também reage e manda mensagens para o cérebro. Muitas paradas são obrigatórias, outras definitivas. O importante é parar para começar bem, movimentar-se firme e seguramente e contribuir com o avanço efetivo das verdadeiras mudanças. Em cada um. No mundo. Ser em movimento e não apenas estar (em movimento). Se não se pára para pensar, não produziremos o muito necessário; nem mesmo o essencial.

Por que se encontram respostas nos sábios? Porque eles param para ouvir o inaudível e pensar as demandas humanas e suas interrogações. São capazes de movimentar os braços e as pernas com o pensamento, e não o contrário. Não aceitam ser máquinas; nem viver mecanicamente; nem, muito menos, deixar de pensar e sentir. Optaram por continuar na dimensão das necessidades humanas.

Em pleno movimento, o pensamento pode passar despercebido e a vida ficar repetitiva, monótona ou tão cheia de tudo, que não sobra nada para pensar. A sensação é sempre de cansaço e de impotência, pois parece que existe tanta coisa a ser feita, tanto para se realizar, movimentar, mas que sobra muito pouco para se tornar energia e produzir vida plena e sadia.

O “botão” que muda o mundo e as pessoas está no pensamento e não no movimento. O sentido da vida não é simplesmente viver, mas dar sentido à vida. Pare e pense!

Antonio Trotta

Jornalista, escritor e poeta

 

6 Comentários

    1. Texto maravilhoso… “Quem já parou para pensar que o pensamento movimenta o mundo?” Aí está o poder transformador das ideias.
      O pensamento é a semente de todas as mudanças… grandes invenções, revoluções sociais e avanços culturais começam na mente humana.
      Parabéns

  1. Exato, caro escritor, e escolhi uma frase pra mim “o pensamento move o mundo” e, querendo ou não, a nós mesmos. O pensamento sadio é o que não fica parado.
    É o que propõe, lança, avança e recua, num
    Movimento contínuo.

  2. Sentirmos, pensarmos, trocarmos e sermos presentes… Vivência, escuta e percepção de si mesmo, do outro e do momento agora… Aliás, o único que de fato existe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo