A-S L-E-T-R-A-S
Coluna: SEGUIMENTOS - por: Antonio Trotta - Jornalista, Escritor e Poeta - 09 de outubro de 2024

Gosto de ter afinidade com as letras. Elas simplesmente me fascinam e encantam. Às vezes, me pego apenas olhando uma página de papel escrita. Fico ali, observando o juntar das letrinhas, os acentos e as pontuações. A forma disposta me atrai a correr os olhos e, então, desvendar o que tantos caracteres reunidos estão querendo dizer. Muitos deixam mensagens, outros aborrecimentos e perda de tempo, mas estão lá, formando um todo, dando visibilidade e expressão a forma.
Gosto de ler porque gosto de conhecer e descobrir ideias. Saber o que passa pela cabeça das pessoas. Nas letras, as palavras se formam e se transformam em frases, parágrafos e num monte de informações. São as ideias salpicando para todos os lados, dando sentido às palavras, assim como as palavras dão sentido às ideias.
Quando, então, se juntam conteúdo e forma, temos a beleza. É a estética e a essência de braços dados, numa perfeita harmonia. Certos textos são verdadeiras obras-primas. Resistem ao tempo e ganham gerações. Hipnotizam multidões, aprisionam corações e dão asas à imaginação. Ler é voar em busca de novos horizontes, é descobrir um mundo em segundos, num voo rasante e libertador. Ler é ir às alturas. É vislumbrar a imensidão.
As palavras encantam nas poesias e são cantadas nas canções. Dão vida e sentido, extrapolam limites. As palavras descrevem a lua, a alma, os sentimentos, as paixões, as misérias, a dor, a imensidão do paraíso, a morte, a gota que cai, o balanço das folhas, o choro da criança, o desabrochar da flor, a esperança. Elas formam ideias que movimentam o mundo.
Muitas frases dizem mais do que expressam. Ditas, são mais do que realmente querem dizer. Por detrás delas, são outras. Aparentemente expressas de uma forma, representam outras ideias e sentimentos. Nelas se encontram muitas informações, mais do que as que estão escritas.
Agir é concretizar ideias ditas em palavras. Não só aquelas que nos são faladas, mas aquelas que habitam nas nossas cabeças, na memória, e falam com cada um, no interior de cada um. A consciência e o pensamento são construídos em cima das palavras. Juntas e ordenadas, dão sentido aos sentimentos e aos comportamentos. Assimiladas, nos fazem agir. Agindo, expressamos, concretizamos e materializamos as palavras.
Das letras, formo palavras, que se transformam em ideias, que expressam sentimentos, informações e ações. Das ações, acumulo informações, sentimentos, que expressam ideias, que foram transformadas em palavras compostas de letras. Dessa forma, encontrei uma maneira de me comunicar com tantas pessoas. Ao escrever um texto, escolho palavras que expressam o que penso, sinto e a forma como ajo. Ao iniciar um texto, gosto de começar com uma bela maiúscula e terminá-lo com um humilde ponto, no final. No meio, eu me transformo em letras.
Antonio Trotta
Jornalista, escritor e poeta
Parabéns pela sensibilidade e pela exatas palavras colocadas no eixo necessário.
Que habilidade bonita essa, a de se expressar bem com as palavras.
Parabéns!
Gosto de ler porque é a forma mais íntima de viajar, sem mapas ou passagens, apenas com a mente. A leitura me desafia a questionar, me inspira a criar e me permite enxergar o mundo através de olhos diferentes.
Grato. Suas palavras já me fizeram viajar de alegria.
Maravilhoso…
Grato.
O autor inserio no texto,palavras poéticas com sabedoria!
“No meio,eu me transformo em letras.”
Belíssimo
Grato pelas belas palavras.
O vocábulo “Ler”, tem tão grande significado que é difícil imaginar que cabe em três letras!
Parabéns, Trotta!
Realmente três letras apenas e que valem a pena.
Parabéns Trotta!
Que bom LER: mergulhar por entre pensamentos, sentimentos, letras, palavras, linhas e texto. Obrigada!