Saúde

CLÍNICA DE CAXAMBU INVESTE EM SAÚDE INTEGRATIVA

Entrevista Especial com Elizabete Ribeiro Halfeld

Quem não quer ter uma saúde melhor e prevenir doenças? Viver mais e com qualidade?

Leia a entrevista especial, com Elizabete Ribeiro Halfeld graduada em Estética e Cosmética, pós-graduada em Estética e Cosmetologia, Radiologista, Mestre em Educação e Tecnologia e Nutrição e saiba mais sobre o assunto tão em alta nos dias de hoje

Conta para a gente como teve início a clínica, qual era o objetivo?

A Halfeld foi criada em 2018, ano que descobrimos a doença do nosso pai, Marcos Halfeld. O nome Halfeld foi uma homenagem a ele, ainda em vida! Nossa clínica, além dos procedimentos estéticos, conta com uma sala ampla e moderna para Pilates e Treinamento Funcional.  Temos nutricionista, educadora física, fisioterapeuta (fisioterapia convencional e saúde da mulher), coaching, biomédica, terapeuta floral, medicina Integrativa, estética Integrativa e saúde Integrativa!

Como você se preparou para dirigir uma clínica como esta?

Sou radiologista, pedagoga, esteticista e cosmetóloga, especialista em nutrição estética e ortomolecular, especialista em suplementação na saúde e na estética, especialista em interpretação de exames laboratoriais na saúde e na estética, especialista em fisiologia da gordura e emagrecimento, mestrado em educação tecnológica e mestrado em saúde Integrativa, entre outras. Ao todo tenho 28 especializações na área.

Ou seja, tem conhecimento em várias frentes que acabam por ser integrativas.

Exato! Iniciei na área profissional trabalhando com radioterapia em um hospital referência em câncer na cidade de Belo Horizonte. Trabalhava com set-up de pacientes com câncer submetidos a tratamento com radioterapia. No ano de 2006, comecei minha carreira como professora na área da saúde, ministrando aulas de radioterapia, mamografia, ultrassom, patologia clínica, e ressonância nuclear magnética. Senti a necessidade de fazer um mestrado, que foi concluído no Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais/ CEFETMG. Na instituição tive a oportunidade, além do mestrado de trabalhar com pesquisas para países da Europa (Portugal, França e Espanha).

Como surgiu então a saúde integrativa em sua carreira?  

O tempo foi passando e comecei a sentir a necessidade de fazer algo mais, queria além de trabalhar poder transformar vidas. Foi aí que me dediquei a estética.  Veio um vazio muito grande, estética por estética não me fazia feliz! Precisava de mais. Resolvi cursar nutrição estética e nutrição ortomolecular; comecei a suplementar, coisas simples que começam a fazer a diferença. Mas eu sabia que poderia ir mais além. Entrei de cabeça na Saúde Integrativa e aprendi avaliar antes de tratar e apliquei esse conceito no Método Halfeld de Emagrecimento e no Método Halfeld de Harmonização Corporal.

Dessa forma a saúde integrativa passou ser o foco da atenção?

Comecei a estudar saúde Integrativa, foi paixão à primeira vista e continua sendo a minha maior paixão na vida. Tirei o foco da estética e mudei para a saúde porque entendi que um corpo saudável responde a qualquer estímulo. Porque posso tratar o paciente antes de cuidar da sua inestética. Com isso, aprendi que posso, através do meu conhecimento e do meu olhar mudar a vida de um paciente! Saber olhar, ouvir, entender o que de fato aquele paciente quer dizer faz toda a diferença no resultado final.

Mas é para todo mundo?

Com certeza! Com a Saúde Integrativa entendi que poderia cuidar de qualquer paciente.  Por exemplo: posso a partir da análise dos exames laboratoriais montar uma suplementação com minerais e vitaminas equilibrar o organismo desse paciente. Hoje trabalho a saúde gastrointestinal, modulação gastrointestinal, reprogramação intestinal e detox, destoxificação, modulação do sono, estresse, ansiedade e depressão. Modulação do estresse oxidativo, inflamação e glicacão. Modulação na doença autoimune. Modulação da saúde tireoidiana e saúde da mulher

Tem um tratamento que você promove para auxiliar pacientes com câncer, não é mesmo?

Sim, o tratamento para aumentar a imunidade que fazemos também com pacientes com câncer. Temos o caso de um paciente que chegou com PSA de 30 e hoje tem um PSA de 4. Para pacientes com câncer, com AVC, entre outras patologias fazemos um trabalho voluntário de atendimento semanal com resultados expressivos a nível dos exames e qualidade de vida.

Então, assim é o atendimento na clínica, algo individualizado, caso a caso?  

O carro chefe da Halfeld é a estética, acredito por ser uma estética Integrativa diferenciada que cuida da paciente como um todo, corpo, mente e espiritualidade. Como especialista em PNL (Programação Neurolinguística) atuo fortemente nessas questões para que possamos ter um resultado de excelência e qualidade de cada paciente. Cada indivíduo é único, com necessidades específicas físicas e emocionais que devem ser respeitadas e tratadas com todo o carinho e cuidado que ele merece.

Defina para a gente o que é o espaço de saúde?

O objetivo da Halfeld é transformar vidas, assim como foi o objetivo de Marcos Halfeld que nos deixou essa missão: transformar vidas!

Edição de texto e entrevista: Sérgio Monteiro (jornalista) 

Fotos: Redes Sociais – Espaço Halfeld

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo