Ao longo de toda esta terça-feira (11) um forte volume de chuva atingiu diversas cidades da região. Em Caxambu foram mais de 50 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
A avenida Camilo Soares em frente ao Hotel Glória e também o interior do Parque das Águas ficaram alagados, além de alguns pontos em bairros.
Durante todo o dia mais de 130 cidades de Minas Gerais ficaram em alerta por fortes precipitações. A Defesa Civil Estadual publicou em tempo real quais municípios permaneceram em alerta e quais outros precisam estar atentos à expectativa de chuva.
Veja imagens das chuvas em Caxambu:
TRAGÉDIA EM CAXAMBU
Uma mulher morreu soterrada após o desmoronamento de um barranco atingir parte da casa onde vivia. O acidente aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (11) na rua Aristides Junqueira Cotti no bairro Santa Tereza em Caxambu. O SAMU chegou no local para os primeiros atendimentos, mas segundo informações de moradores, não foi possível salvar a vítima.
De acordo com a Polícia Militar, os Bombeiros já retiraram o corpo que foi encaminhado ao IML de São Lourenço.
Ainda não foram divulgadas mais informações sobre o ocorrido. A forte chuva que caiu na região desde cedo deve ser a causa do desmoronamento.
ALERTA NA REGIÃO
A Defesa Civil de São Lourenço emitiu nota oficial sobre procedimentos no caso de transbordo do Rio Verde. Segundo a entidade, até o fim da tarde deste dia 11 foi registrada uma precipitação pluviométrica de 80mm na cidade, causando muitos transtornos com queda de muros, desmoronamento de barrancos, alagamentos entre outros.
Não houve trombra d’agua e/ou cabeça d’aguas nas cidades de Passa Quatro, Itamonte, Itanhandu e Pouso Alto, mas sim uma chuva volumosa, com mesma intensidade que está acontecendo na região, causando vários transtornos. Houve o transbordo dos rios e ribeirões, sendo todos eles que desaguam no Rio Verde a caminho de São Lourenço.
A cidade está em estado de alerta. Em 2000 a cidade sofreu uma grande enchente que causou enormes prejuízos no município. (veja neste vídeo imagens da época)
MAIS CHUVA
Dados meteorológicos apontam que o tempo pode continuar instável, pelo menos, até quinta-feira (13) na região.Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, o alerta de chuvas fortes pode voltar nos próximos dias. Os volumes podem ultrapassar os 80 milímetros na região.
Com informações: Polícia Militar / Defesa Civil / G1 sul de Minas / jornal O Popular / Redes Sociais