CaxambuEconomia e Negócios

CAXAMBU ESTÁ ENTRE AS FINALISTAS DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA

Os vencedores de Minas Gerais serão conhecidos no dia 17 de abril

O município de Caxambu está entre os 30 projetos finalistas da etapa mineira do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Também fazem parte da lista Coqueiral e Varginha, no Sul de Minas. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de abril, em solenidade na sede do Sebrae Minas, a partir de 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. Os projetos vencedores em cada categoria concorrerão na etapa nacional.

As cidades do Sul de Minas estão na disputa de três categorias: Empreendedorismo na Escola, Central de Inclusão Produtiva e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Há, ainda, projetos inscritos em outras sete categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial. Ao todo, o Sebrae Minas recebeu a inscrição de mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios.

“O prêmio é importante por reconhecer as boas práticas de gestão na busca pelo desenvolvimento econômico dos municípios. A iniciativa promove um ambiente empresarial mais saudável para os pequenos negócios, visto que estimula o desenvolvimento do território”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira.

Projetos finalistas

Caxambu

Na categoria Inclusão Produtiva, Caxambu concorre com o projeto Caxambu: “Central de Inclusão Produtiva”. A fim de promover o crescimento sustentável da comunidade, a iniciativa oferta, por meio de cursos profissionalizantes e de capacitação de curta e longa duração, o fomento à inserção no mercado de trabalho. Com isso, o programa reduziu a evasão escolar e ampliou as habilidades profissionais dos participantes que conseguiram novas oportunidades de trabalho ou abriram os próprios negócios.

Varginha

A prefeitura de Varginha disputa a categoria Empreendedorismo da Escola om o projeto “1ª Gintech – Gincana de Tecnologia da Rede Municipal”. A inciativa integra o Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Varginha (Promitec) e tem o objetivo de promover a integração efetiva de tecnologias educacionais no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma gincana de tecnologias que abrange simultaneamente formação docente e utilização de práticas pedagógicas para o fortalecimento da competência digital dos alunos e a fluência digital docente.

Coqueiral

Com o projeto “Coqueiro Verde”, Coqueiral concorre na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. No programa, moradores da cidade que doam material reciclável em um dos pontos de coleta recebem a moeda local “coqueiro verde” como pagamento pela ação, que pode ser utilizada para a compra de produtos na feira semanal. Aos domingos, as notas do “coqueiro verde” são recolhidas dos feirantes e levadas para contagem na Prefeitura, que paga em reais por tudo que foi vendido utilizando a nota. Essa nova moeda local e tem ajudado a movimentar a economia do município ao mesmo tempo em que estimula a consciência ambiental.

Sobre o PSPE

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.

O PSPE reconhece e dissemina boas práticas de gestão pública municipal que geram impactos positivos para microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários, por consequência, para o desenvolvimento econômico local.

Em mais de 20 anos de premiação, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, antes conhecido como Prêmio Prefeito Empreendedor, já recebeu mais de 11 mil inscrições e premiou mais de mil práticas, que serviram de exemplo e deram orgulho para a população dos municípios brasileiros.

Com informações de Luciana Trindade – Assessoria do SEBRAE MG

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo