ACADEMIA CAXAMBUENSE DE LETRAS

ACADEMIA CAXAMBUENSE DE LETRAS

Cida Rigotti

A coluna de hoje é com: Cida Rigotti

***************************************************************************************************

Igreja Santa Isabel da Hungria

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, encontra-se na mineira Caxambu, no alto de uma escadaria de 128 degraus, a Igreja de Santa Isabel da Hungria em estilo neogótico. A construção data de 1868 e foi um presente da Princesa Imperial do Brasil Isabel de Bragança e Orleans à Rainha da Hungria Santa Isabel em cumprimento a uma promessa. Fio condutor que levaria à edificação de duas outras construções anexas à Igreja.
Ciente da fama medicinal das “águas virtuosas” de Caxambu, à época vila de Baependi, a princesa Isabel, em 17 de novembro de 1868, vem com o marido Gastão de Orleans, conde d’Eu, e uma comitiva para Caxambu, permanecendo por um mês. A Princesa trata-se com as águas ferruginosas da fonte que hoje tem o nome dela, cura-se da anemia e em 1875 dá à luz ao primeiro filho Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança.Em agradecimento, tem início a construção da Igreja de Santa Isabel cuja pedra fundamental fora lançada pela própria Princesa com o pedido da cura da suposta infertilidade. A Igreja foi concluída e consagrada em 1897 quando a família imperial já se encontrava no exílio.
A devoção à Santa Isabel se propagou em toda a região, relacionando, de certa forma, a Igreja ao Parque das Águas. O turista se encanta com a narrativa e quer conhecer a Igreja da Santa e o devoto quer beber da água da fonte da Princesa.
Acontecem duas grandes comemorações anuais na referida Igreja: A Via Sacra na Semana Santa e a Festa à Santa Isabel no dia 17 de novembro. Esta consta da novena preparatória, da Missa Comemorativa e do movimento social com almoço e quermesses.
A Via Sacra na Sexta-Feira Santa é realizada às 9h da manhã na escadaria da Igreja Santa Isabel da Hungria. Os 128 degraus encimados por uma grande cruz, são ladeados por catorze capelinhas, sete de cada lado, ordenadamente distribuídas que abrigam as artísticas imagens das Estações da Via Sacra. A solenidade, presidida pelo pároco, é muito comovente e imbuída da piedade popular. A escadaria torna-se orante. A Via Sacra viva termina dentro da Igreja em um cortejo acompanhado pela matraca e ao som da marcha fúnebre de Chopin executada pelos músicos locais e do entorno. A conservação e manutenção da escadaria são feitas pela família Maia na pessoa da senhora Geraldina Maia.
Atrás da Igreja encontram-se o Hospital de Caxambu e a Casa das Irmãs Filhas de Sant’Anna . As construções tiveram como idealizador e responsável por elas o Monsenhor João de Deus em 1926. Falecido no dia 08 de junho de 1946, foi sepultado na nave principal da Igreja de Santa Isabel. As Irmãs vieram para auxiliarem no Hospital e zelarem da Igreja Santa Isabel que é da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, única de Caxambu, da diocese de Campanha.
Há um comprometimento do município com a história. Por isso, no dia 16 de setembro de 2017, aconteceu a inauguração do busto da Princesa Isabel nos jardins da Igreja por ela construída. A solenidade contou com a presença do bisneto da homenageada Dom Antônio de Orleans e Bragança, atendendo convite da Prefeitura Municipal de Caxambu. Assim, passado e presente projetam para o futuro a bela história de Isabel para Isabel!

Academia Caxambuense de Letras – setembro de 2021

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo