Turismo

AVENTURA SOBRE DUAS RODAS: ENDURO E MOTOCROSS SÃO OPÇÕES DE LAZER NO CIRCUITO DAS ÁGUAS

Quem pratica motocross encontra uma ótima opção, com trilhas diferenciadas e completa infraestrutura nas cidades, que permite a organização de competições ou passeios radicais.

Quem pratica motocross encontra no Circuito das Águas uma ótima opção, com trilhas diferenciadas, além de uma completa infraestrutura nas cidades, que permite a organização de competições ou passeios radicais.

Uma das categorias do motocross é o Enduro. E quando se fala neste tipo de prova de regularidade, já vem à mente o Enduro da Independência. A prova, que é realizada desde 1983, sempre teve o Circuito das Águas como um dos trechos mais disputados e especiais.

– “As cidades de Caxambu, São Lourenço, Lambari estão inseridas na história do Enduro da Independência. Para nós foi uma alegria quando voltamos para a região em2019” – afirma Lúcio Ribeiro, que faz parte da equipe que organiza o Enduro mais famoso do Brasil.

E além de toda a movimentação e da adrenalina da competição, a passagem do Enduro da Independência na região, é marcante também pela indução econômica.

Afinal, hotéis, restaurantes, bares e o comércio em geral se beneficiam com o impacto positivo de um giro financeiro elevado durante os dias das disputas.

Segundo relatório da organização da prova, são mais de 200 pilotos envolvidos em 17 categorias. Outras 500 pessoas da organização acompanham a competição por onde ela passa, inclusive no Circuito das Águas.

Todo esse movimento provoca o giro de mais de 300 mil reais por dia ao longo dos 14 dias de competição.

– “Além de toda esta movimentação, muitos participantes voltam para as regiões por onde passaram, desta vez com a família, para comtemplar e aproveitar melhor cada uma das cidades”- afirma Lucio Ribeiro.

Mas nem só das grandes competições vive o motocross ou o enduro na região. Os praticantes da modalidade, mesmo os que não são profissionais das disputas, encontram no Circuito das Águas muitas trilhas que são garantia de emoção e desafios sobre duas rodas.

A diferença entre motocross e enduro é principalmente, o local onde são praticados e a forma com que a atividade é conduzida. O Motocross e o Enduro têm um viés de competição, sendo que o motocross é um circuito com obstáculos, como rampas, costelas, onde todos os pilotos largam juntos, demonstram suas habilidades e seguem em busca de uma posição no pódio.

Um piloto que fez história na região possui hoje uma pista de alto nível para a prática do motocross. A pista fica na BR 267 entre os municípios de Conceição do Rio Verde e Lambari.

O Carlos Henrique, conhecido no meio como Nego, competiu durante 18 anos no motocross. Foi campeão sul mineiro e do Circuito das Águas, participando e promovendo diversas competições. Figurou entre os principais pilotos do país, com memoráveis disputas nacionais.

Além de cuidar dos negócios, hoje ele ainda se dedica a treinar, visando uma volta as competições, sempre curtindo uma aventura sobre duas rodas.

– “Essa pista eu fiz para treinar, para continuar em contato com o motocross. Ela é irrigada e gradeada. Quem quiser usar o espaço para a prática do motocross é cobrada uma taxa de R$ 30,00 reais por treino de 1 hora” – explica Nego.

Já o enduro é uma competição aberta em trilhas com obstáculos naturais; a largada é de um em um com cronograma de tempo. Para a prova ser concluída o piloto não disputa diretamente com seu adversário e sim com ele mesmo e pelo melhor tempo no percurso.

No enduro, as trilhas naturais em meio a caminhos dentro de matas e ou margeando estradas rurais é que são o desafio. O Leandro Salomé sabe bem disso. Durantes mais de 15 anos praticou o motocross. Agora é adepto do enduro.

A nossa região é um lugar fantástico para a prática do enduro ou trilhas de final de semana, pois temos diversas trilhas espalhadas em vários municípios ao nosso redor. Para o mundo off road esta região é um paraíso”- conta Leandro.

E o Circuito das Águas é de fato um destino certo para quem procura a aventura do enduro de regularidade e o motocross. Além de receber bem o visitante, proporcionar locais espetaculares para a prática do esporte, ter estrutura de hospedagem, alimentação e apoio para quem escolhe viver a aventura sobre duas rodas, o Circuito das Águas vai mantendo a tradição na categoria, que já passa de geração para a geração.

O Alex Silva Vilhena começou no esporte aos 15 anos de idade, com incentivo do pai, conhecido na região como Renatão, ele mesmo um apaixonado pela aventura em duas rodas.

Hoje com mais de 30 anos na prática do enduro na região, ele já colocou seu filho e neto do Renatão, o pequeno Henry de 6 anos, para acelerar com a turma.

Seja para a prática do Enduro em duas rodas ou competições e provas de motocross, ou apenas para quem procura um lugar para andar de moto em meio a natureza, o Circuito das Águas está pronta para acolher estes aventureiros.

“Na região nós somos abençoados por belas trilhas, cachoeiras, montanhas, tudo de melhor que o esporte off road pode nos proporcionar. E este turismo vem crescendo a cada ano e pode sim agregar muito a região gerando receita para os municípios e um lazer genial aos visitantes” – garante Alex.

Fotos de: Leo Tavares/CF

Fonte: G1 / Circuito das Águas – Produção, Reportagem e Texto: Sérgio Monteiro 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo