USINAS DE ENERGIA SOLAR REDUZEM CERCA DE 782 TONELADAS DE CO2 EM MINAS GERAIS EM OITO MESES DE FUNCIONAMENTO
A redução de emissão de CO₂ das UFVs de Bom Sucesso e Mateus Leme, da Trinity Energias Renováveis, equivale ao plantio de 5.500 árvores no mesmo período
As usinas de energia solar de geração distribuída, em Minas Gerais, da Trinity Energias Renováveis, trouxeram redução de cerca de 782 toneladas de CO₂ em oito meses de funcionamento. Inauguradas em maio e julho de 2023, as UFVs Fazenda Pedra Santa, em Bom Sucesso, Fazenda Cambuí, na mesma cidade, e Mateus Leme I, localizada no município de Mateus Leme, juntas, tiveram uma redução de CO₂ equivalente ao plantio de 5.500 árvores. Em um ano, pelo menos 4.600 casas serão atendidas nas cidades mineiras.
Para as duas usinas de Bom Sucesso, a empresa prevê a geração de 11.099 MWh por ano e, para a UFV de Mateus Leme, 5.540,0 MWh. A potência de conexão das três usinas é de 2,5 MW, podendo atingir de 3,2 a 3,5 potência pico (MWp).
São 17.318 módulos solares que formam o complexo construído em Minas Gerais. Vale destacar que além dos três empreendimentos energizados no estado, a Trinity também possui usinas no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, além de mais uma UFV em Minas, a Mateus Leme II que será energizada em abr/24.
“A transição energética é o tema central nas discussões de descarbonização. Neste cenário, a energia solar sustentável surge como uma alternativa ideal para substituir os combustíveis fósseis. Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar tem um grande potencial de exploração, especialmente no Brasil”, afirma o CEO da Trinity, João Sanches.
De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), o uso de energia solar pode reduzir as emissões de CO₂ em 6 gigatoneladas (6 bilhões de toneladas) até 2050. Em termos absolutos, isso seria equivalente a tirar de circulação todos os carros a combustão da Terra por um ano. Ainda segundo a agência, o Brasil é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta. Em 2021, por exemplo, o país foi responsável por liberar mais de 2 bilhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.
A energia solar ainda continua sendo uma das principais fontes de energia do mundo no quesito sustentabilidade. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que desde 2012, a energia solar evitou mais de 35,6 milhões de toneladas de CO₂ no Brasil. “As empresas precisam repensar seus modelos de negócio baseando-se em fontes de energia de baixo carbono. O uso de tecnologia e processos de produção mais eficientes atrelados ao uso de energia limpa é essencial para alavancar o desenvolvimento sustentável do país e tornar as empresas mais competitivas nos mercados nacional e internacional”, conclui João Sanches.
Sobre a Trinity Energias Renováveis
A Trinity Energias Renováveis é uma geradora de energia renovável, gestora e comercializadora de energia no mercado livre, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Presente em 25 estados brasileiros, a companhia tem mais de 800 unidades entre consumidoras e geradoras sob sua gestão. Foi considerada duas vezes pelo Anuário 360º da Época Negócios, como a melhor empresa de energia no quesito Governança Corporativa e reconhecida pela Valor Econômico como uma das 1.000 maiores empresas do Brasil.
Para saber mais acesse: https://www.