Economia e Negócios

LAVOURAS DE CAFÉ DO SUL DE MINAS EM ISOLAMENTO

"mesmo com a crise mercado trabalha com otimismo"

Na região a colheita do café começou. Esta semana o cafeicultor João Onofre,em São Pedro da União iniciou parte do beneficiamento. Onofre ficou conhecido depois que venceu o concurso da Emater de Cafés Especiais. A chegada da colheita tem sido uma preocupação de muitos cafeicultores do sul de Minas, pois o café é o principal ativo econômico e movimenta financeiramente a área rural e urbana de muitos municípios.


Em uma situação tão inesperada como as de agora, as medidas de isolamento estão sendo tomadas na casa do senhor Jesiel. As porteiras estão fechadas para visitas  – “ O que precisamos, ligamos na cooperativa que também fechou as portas para o atendimento; só por telefone. Aqui estamos fazendo os preparativos para a colheita que deve começar em um mês.” – explica. O cafeicultor não vai contratar ninguém. Ele e a família vão realizar a colheita dos cafezais no bairro Muzambo: – “Se precisar de ajuda vai ser algum vizinho aqui por perto, não vamos trazer ninguém de fora, o risco é muito grande.” – diz o agricultor.


Já dona Cida, no bairro do Bananal, área rural de Muzambinho, vai demorar um pouco para iniciar a colheita .  -“Aqui devemos começar no fim de junho a colher, mas não estamos recebendo ninguém, nem compradores nem vendedores, e redobramos as medidas de higiene. Quem mexe com café produz alimento, tem que ser tudo limpinho, agora com a pandemia e depois que isso passar também. Tenho certeza que Deus vai nos proteger mas é preciso ter hábitos de higiene.” – afirma a cafeicultora.

Na propriedade Café São Domingos, de Suzana Santos e Wilson Passos o momento é de intensificar as medidas de prevenção. -Sou cafeicultora e também técnica em segurança do trabalho e estamos fazendo os preparativos e planejando as medidas de proteção para os envolvidos na colheita deste ano que deve iniciar no final de maio” –  explica.


Para o presidente do Concafé – Consórcio do Café, Claudeci Araujo  o momento que estamos vivendo com o aumento de casos do COVID-19 é muito preocupante:  “Não devemos entrar em pânico. Mas é de extrema importância tomarmos as medidas de precaução e respeitar as normas do Ministério da Saúde que nos são estabelecidas” – ponderou o cafeicultor que também é o prefeito de Juruaia.

Já Willem Araujo, Gerente Regional da Emater em Guaxupé, sul de Minas relembra que há 71 anos os extensionistas da Emater prestam atendimento aos pequenos e médios cafeicultores e produtores rurais em Minas Gerais. -“Com a chegada da pandemia, alteramos a rotina de atendimento e visitas nas propriedades rurais, passamos a fazer as consultas pelo telefone e email. É um momento novo.” – afirma o especialista.

Em Muzambinho o presidente do Sindicato dos Produtores, Rodrigo Machado, explica que existem orientações para uma colheita segura na cartilha feita pelo Sistema FAEMG. Segundo ele todos estão acompanhando as orientações a cartilha.  O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR disponibiliza gratuitamente, na Internet, a estante Virtual da Coleção de Cartilhas que pode ser acessada pelo link: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar.

A cartilha “Saúde: prevenção de doenças, alimentação e higiene pessoal” é um dos títulos disponíveis para download. O conteúdo aborda práticas saudáveis de alimentação, hábitos para a saúde e a qualidade de vida do idoso.

 

Em matéria do jornal o Estado de Minas dessa semana,José Marcos Rafael Magalhães, presidente da Cooperativa Minas Sul, a segunda maior do estado, está otimista. Ele assegura que mesmo com as intempéries provocadas pela crise da pandemia, o setor continua produzindo, vendendo e exportando bem.


Para os cooperados da Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, as orientações estão sendo feitas via redes sociais. “As lojas da cooperativa estão atendendo a todas as necessidades dos cooperados através da venda por e-mail, whatsapp ou telefone. – explicou o presidente Carlos Augusto em comunicado do dia 20 de março nas redes sociais.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alerta para medidas de prevenção ao coronavírus. No campo os produtores e transportadores devem redobrar cuidados para evitar contaminação. Também no site do Ministério estão publicadas uma serie de orientações para o setor rural.

O vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e Coordenador Institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária preparou uma cartilha com orientações sobre o coronavírus para produtores e trabalhadores rurais que vão atuar na colheita do café no Espirito Santo. As orientações são as mesmas que devem ser seguidas pelos produtores de café arábica.

Reportagem e Texto: Valéria Vilela – jornalista

Fotos: produtores rurais e asessorias

Edição de Texto: Sérgio Monteiro – jornalista

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo