Esporte

ESPORTE NA ÍNTEGRA – 16 de fevereiro de 2024

Felipe Morais Carvalho – colunista Jornal Tribuna Sul de Minas

Ainda em ritmo de carnaval, a coluna dessa semana um pouco mais curta para que todos consigam ler sem a cabeça ficar doendo. Trazendo um pouco das polêmicas da semana e uma rivalidade que infelizmente está acabando. Espero que gostem!

Coleção de fracassos da CBF

Após a derrota por 1 x 0 contra a Argentina, o futebol masculino do Brasil ficou de fora das Olimpíadas de Paris em 2024. Esta é a primeira vez em 20 anos que a Seleção Brasileira ficara de fora da competição. Nas últimas duas edições o Brasil se sagrou campeão e levou a medalha de ouro para a casa. A equipe que contêm uma excelente geração, viria como uma das favoritas. Porém agora terá de assistir o torneio de casa.

O fracasso está muito vinculado a Ramon Menezes, o técnico não consegue extrair o melhor de seus jogadores, começando com escalações duvidosas, fazendo péssimas alterações durante a partida dentre outros erros. Ele que já tinha comandado alguns jogos da seleção principal e mostrou que não é nome certo para nenhuma categoria dentro do futebol masculino da seleção brasileira. Desde a sua chegada no sub-23 do Brasil, toda a torcida e comentarista dizia que ele não daria certo, entretanto, a CBF insistiu no erro e viu a eliminação vindo de uma forma vergonhosa, através de seu maior rival; para a Argentina.

Com esses fracassos, tanto no profissional quanto em categorias inferiores, o Brasil vem deixando de ser um protagonista no mundo do futebol, não impondo medo em seus adversários. Apesar de ter grandes jogadores e ainda continuar revelando novos talentos, a equipe parece não ter encaixe, tendo sempre que recorrer ao craque e deixar que ele resolva tudo sozinho. No pré-olímpico, Endrick foi esse jogador decisivo em vários momentos devido a sua genialidade, John Kennedy também era um escape para o time, porém apenas dois jogadores em sintonia não foram o suficiente para livrar a seleção do fracasso.

A equipe principal é apenas a sexta colocada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Com apenas 7 pontos, a sua dominância vem sendo colocada em xeque nos últimos jogos, atuações pífias e derrotas vergonhosas mostram um descaso da CBF com nosso futebol. O sonho é por mudanças, mas a perspectiva vem sendo apenas de que vai piorar nos próximos anos.

Reprodução : CBF

Arbitragem do campeonato carioca

No jogo entre Fluminense x Vasco válido pela 8ª rodada do campeonato carioca, ficou marcado pelas polêmicas envolvendo a arbitragem. Muitos lances duvidosos aconteceram durante a partida, o que fez com que diversos torcedores se manifestassem nas redes sociais, até mesmo a página oficial do Vasco postou uma nota contra a arbitragem. Esta não é a primeira vez que os árbitros viram a estrela do jogo, desde o começo do campeonato reclamações e falhas são apontadas.

Pênalti não marcado, expulsão incorreta e gol mal anulado foram apenas alguns dos lances que vieram à tona no pós jogo. A arbitragem do carioca sempre foi considerada ruim, entretanto esse ano ela vem se superando. O clube Cruzmaltino vem sendo o maior prejudicado durante o campeonato, todo jogo sempre uma nova polemica e uma reclamação. Eles solicitam para que a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) envie os relatórios da empresa contratada para analisar a arbitragem de todos os jogos da equipe, e pede a suspensão de Bruno Mota Correia (juiz do jogo contra o Fluminense).

A FERJ realmente precisa tomar uma medida, um campeonato que já não é atrativo para as equipes não pode se tornar ainda mais desinteressante devido a erros de arbitragem. O campeonato fica manchado, logo os times não vão colocas seus titulares e a audiência irá diminuir drasticamente, esse problema prejudica muito mais a entidade do que os próprios clubes. Uma restruturação talvez seja o mais necessário, novos árbitros e novo modelo de competição, é tudo muito bagunçado e caso não haja mudanças, nenhuma equipe vai querer participar de futuras edições.

Foto : Leandro Amorim / Vasco

A falta de Cristiano x Messi

Depois de anos os torcedores acostumados com a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Messi na Champions, com a saída de ambos do futebol europeu o campeonato vem perdendo seu glamour. Poucos acompanham com toda aquela energia que tinham antes, a vontade de ver o embate dos melhores do mundo, a disputa pela artilharia e pelo título.

Apesar novos craques estarem surgindo, uma rivalidade como a deles dificilmente vai aparecer no futebol outra vez, ambos sendo os craques dos dois maiores times do mundo, disputando os mesmos campeonatos, as mesmas premiações individuais. Devido a esta falta, os campeonatos perderam a sua visibilidade, a graça de assisti-los, pode se dizer que uma nova rivalidade pode chegar, entretanto, Mbappé e Haaland ainda não chegaram neste patamar, jogam em ligas diferentes e não conseguem cativar todo o público.

O sonho de todo amante de futebol é ter o gosto de ver um duelo entre os maiores, de ter um jogo onde todo o mundo vai parar e no dia seguinte vai ser o assunto mais comentado. Poder olhar para trás e ver tudo que essas duas lendas conquistaram, todos os feitos, os confrontos memoráveis é de se dar saudade. Quem sabe um dia poderemos ter uma sensação parecida, até lá ficaremos apenas com a memoria e certeza que vimos o embate de dois gênios do futebol.

TF / IMAGES

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo