Esporte

COLUNA: ESPORTE NA ÍNTEGRA – 02 de fevereiro de 2024

Felipe Morais Carvalho – colunista Jornal Tribuna

Na coluna desta semana vamos destacar alguns pontos do futebol brasileiro: torcida, nova geração, tratamento de ídolos e assuntos sobre diretoria. Boa leitura a todos e espero que gostem!

Vergonha para o futebol mineiro

Atlético MG e Cruzeiro comunicaram aos seus torcedores que os clássicos das temporadas 2024 e 2025 serão com torcida única. O termo foi assinado juntamente com Polícia Militar e o Ministério Público de Minas. O acordo já valerá para o próximo encontro das equipes; o jogo acontecerá no sábado (3/02) na Arena MRV pelo campeonato mineiro.

No futebol paulista, a torcida única em clássicos acontece desde 2016 e sempre foi muito criticada por tirar o direito dos torcedores de apoiar seu time do coração. Agora o futebol mineiro anda pelo mesmo caminho. Um duelo nas arquibancadas que sempre foi muito bonito de se ver, pode estar prestes a acabar.

Muitos torcedores se manifestaram contra a decisão dos clubes, uma ação que pode se dizer que é um retrocesso para o esporte. A desculpa de que é para reduzir as brigas dentro do estádio é fajuta, em vista que o índice de briga nos estádios decaiu muito nos últimos anos. A torcida de todos é para que os clubes voltem atrás, que não deixem o tão amado futebol morrer aos poucos.

Daniela Veiga / Atlético e staff imagens / Cruzeiro

A nova geração

No jogo entre Barcelona x Osasuna, o jovem Vitor Roque marcou o gol que deu a vitória do time catalão. É o primeiro gol do atacante desde a sua chegada, ele que é uma das esperanças para o futuro da Seleção Brasileira, que conta com diversos talentos e sonha em retomar os tempos de glórias. Outra esperança é o Endrick, atacante do Palmeiras que está com a seleção sub – 23 disputando o Pré-olímpico e que participou de gol em todos os jogos da competição. O atleta soma diversas partidas em um alto nível e foi um dos destaques na reta final do brasileirão ajudando a equipe paulista a levar o título para casa. Vendido ao Real Madrid, mostra cada vez que pode ser a cara do futebol brasileiro nos próximos anos.

Também não se pode esquecer dos jovens já consolidados no futebol europeu: Vinicius Jr, Rodrygo, Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli e outros mais. São jogadores da elite do futebol mundial que já exibem um alto nível nas melhores ligas do mundo, carregam o nome da Seleção e dão esperança para o torcedor nas próximas competições do Brasil.

São 22 anos desde a conquista da Copa do Mundo; após o título a melhor colocação foi um quarto lugar na Copa de 2014, isso após um vexame contra a Alemanha na semifinal.  Longe daquilo que já foi um dia, o retrospecto é vexatório, eliminações vergonhosas, partidas desastrosas, uma equipe que não transmite mais a alegria e acabou se afastando dos torcedores.

A nova geração pode ser a salvação do futebol brasileiro, jogadores que trazem consigo uma identidade, que não têm medo de jogar e vestem a camisa com orgulho. A maior Seleção do mundo não pode se tornar uma figurante; a renovação precisa acontecer e o Brasil precisa retomar o posto entre as melhores. Com essa nova leva de jogadores, o futuro empolga!

Imagem / goal

A trajetória de um ídolo

Não é segredo para ninguém que Gabriel Barbosa se tornou um dos maiores ídolos da história do Flamengo, com gols que deram títulos ao clube, grandes atuações e uma bela identificação com a torcida que o colocaram nessa posição. Ele se tornou a cara de uma nova geração de torcedores. Entretanto, após uma temporada ruim e alguns desentendimentos, o jogador acabou sofrendo diversas críticas e até sairam especulações de que ele poderia deixar o clube.

Um atleta que se tornou ídolo de torcida, o rosto de um time extremamente vitorioso, fez os gols que deram 2 Libertadores para a equipe carioca, não pode ter a sua trajetória apagada e questionada por apenas uma temporada abaixo da média. Um ano que não foi ruim apenas para o atleta; o Flamengo também teve um ano de fracasso, perdendo todos os campeonatos que disputou e tendo diversos problemas internos, contratempos também que fizeram com que diversos atletas não rendessem tudo aquilo que se esperava.

O atacante tem tudo para mudar e voltar a ser o Gabigol que todos conhecem, futebol ele já mostrou que tem e sabe fazer gols. Porém ele precisa pôr a cabeça no lugar e entender o momento que está vivendo. O atleta não é mais uma unanimidade no elenco e sabe que precisa se dedicar e correr atrás para reconquistar o espaço no time. O Flamengo se reforçou nesta janela de transferências e está bem mais competitivo, aqueles que não se dedicarem e derem seu máximo vão ficar de fora.

Imagem / lance

Diretoria Omissa

Foi divulgado o vídeo do vice-presidente do Flamengo Marcos Braz partindo para cima de um torcedor em um shopping na zona oeste do Rio de Janeiro, o caso aconteceu no ano passado e até então não tinha tido uma reposta clara do que realmente teria acontecido. As imagens mostram algo totalmente contrário do que o dirigente afirmou em suas declarações. É possível ver Marcos Braz e outras duas pessoas correndo e acertando o entregador com chutes e socos.

Uma vergonha para a equipe carioca que ainda não se manifestou sobre a agressão e defendeu o vice-presidente em todos os momentos durante a investigação. Além de que, o dirigente também possui um cargo como Vereador na cidade do Rio de Janeiro e no dia do ocorrido, acontecia uma votação na Câmara Municipal que chegou a registrar a presença de Marcos Braz, ele que estava a mais de 25Km de distância.

É inadmissível que ele saia impune da situação, que continue em seu alto cargo como se não tivesse acontecido nada e tenha todos os seus privilégios e regalias. Entretanto todos sabem como a diretoria do Flamengo se torna omissa em casos de uma maior magnitude. Eles deixam a poeira abaixar e ficam no aguardo para o assunto cair no esquecimento. Braz deve explicações tanto sobre a agressão como também sobre a sua falta em uma votação na Câmara Municipal, o que também é inaceitável uma pessoa com um cargo de alta importância na política do Rio de Janeiro ser também, o vice-presidente de uma grande equipe carioca.

Alexandre Vidal /  Flamengo

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo