Esporte

DUPLA DE VETERANOS É A SENSAÇÃO DA BOCHA EM CAXAMBU

Ouça essa matéria  

Um jogador com 93 anos e o outro com 81 deixam duplas adversárias em dificuldades nas partidas, pois veteranos utilizam da experiência e da paciência para ganharem os jogos

O 3º Campeonato de Bocha realizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, na quadra de Bocha Domingos Caruso, tem entre seus jogadores dois que chamam a atenção por duas razões singulares. A primeira é que, durante o sorteio, dois veteranos da bocha formaram uma dupla, e a segunda é que, praticamente, eles são os mais velhos de todos os jogadores.

Duplas que disputaram as partidas no sábado, 05 de abril, e outros jogadores que vieram prestigiar e torcer

Décio Edgar da Silva, de 81 anos, joga bocha desde 2009. Ele é o responsável pelo tratamento da quadra e o ‘dono’ das chaves do local onde se guardam as bolas de bocha e outros materiais. É sempre o primeiro a chegar em todos os dias da semana e está na quadra de segunda a sexta-feira para liberar as bolas e preparar o campo. Chegou a participar do 2° Campeonato de Bocha, de cujos bons momentos se lembra. “Trata-se de um esporte que mexe com o corpo. A gente se sente bem jogando. É algo bom para distrair a mente”, diz o jogador.

Em relação ao atual campeonato, quando não está jogando na quadra, Décio participa como juiz e marca no placar os pontos das equipes. “Esse campeonato é excelente. Todos jogam, brincam, não há discussão. Os turistas que vêm ao Parque e passam pela bocha param e observam o jogo, e muitos até perguntam e se interessam pelo jogo”, completa. Ele até aproveita para dar um conselho aos que assistem aos jogos: “O ambiente é maravilhoso. Tem muita distração. Torço para que outros possam conhecer e jogar conosco”.

As duplas do primeiro jogo de três rodadas cada uma: Décio Edgar da Silva, Antonio Maciel Botelho Machado, Luiz da Cruz Souza e Jayme César Rangel de Siqueira

Segundo o seu parceiro de dupla, Luiz da Cruz Souza, de 93 anos, foi o próprio Décio quem o trouxe para jogar no ano de 2010, quando passeava pelo Parque das Águas. “A bocha é um lazer muito bom, pois a gente joga, faz novas amizades e troca umas ideias”, revela Luiz, que faz questão de pegar as bolas que estão no chão, dizendo que este é um exercício para movimentar os joelhos.

As duplas do segundo jogo de três rodadas cada uma: Antonio Trotta, Domingos Caruso, Liana Bahia e Maximiano Tibúrcio Pereira Ribeiro

O campeonato animou ainda mais o pessoal, pois apareceu mais gente interessada nas partidas de bocha. Citando algumas modificações feitas na quadra para esse campeonato, Luiz acrescentou: “O campo foi melhorado com a ajuda de todos, o campeonato trouxe torcidas e toda quarta-feira tem os jogos das mulheres. Elas trouxeram mais animação para a quadra de bocha”.

As duplas do segundo terceiro jogo de três rodadas cada uma: Fernando Menezes, Kenya Ribeiro Ponciano, Lucienne Figueiredo Soares Dias (Luck) e Hugo Leonardo Cruz Nogueira

O casal Marisa e Tiago sempre prestigiando, aos sábados, o 3º Campeonato de Bocha

Entre os amigos da bocha, Luiz é conhecido como ‘o Mãozinha de Ouro’, pelas suas habilidades nas jogadas. Seus lançamentos de bolas são sempre perigosos para os adversários e surpreendentes. Ele também deixa um conselho às pessoas de modo geral: “Quem não conhece ou não joga bocha deveria experimentar, é um lazer e uma animação que ajuda e distrai”.

Jornalista Décio de Carvalho

 

Foto de Capa: Flick – free

8 Comentários

  1. O jogo da bocha foi a melhor coisa que eu já fiz na terceira idade: convivência com novos amigos; exercicio físico; prática da mira e da concentração; equilíbrio emocional e a alegria de uma disputa sadia, onde o mais importante é um bom jogo, mais até do que a propria vitória.
    Convido todas as pessoas de Caxambu, mulheres, homens, idosos e jovens, para virem somar nessa baita experiência de vida.
    Parabéns ao jornalista Antônio Trotta e ao Jornal Tribuna Sul de Minas pela brilhante cobertura jornalística.

    1. O jogo de bocha tem essa magia em nós. Dá qualidade de vida às nossas manhãs. Que muitos possam viver esses momentos descritos tão bem por vc. Gratidão.

  2. Parabéns, em especial aos veteranos que provam que com experiência da maturidade pode vencer aos mais jovens. Bola pra frente.

  3. Duplas formadas. O assunto é ali ao lado, com o adversário, que muitas vezes até orienta nossa jogada.
    Daí, já dá pra sentir que é jogo de campeonato de bocha, misturado com conversa, atenção às jogadas, régua para medir melhor as distâncias, placar anotado… é tão bom!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo