Esporte

COLUNA – Esporte na integra -09 de fevereiro de 2024

Felipe Morais Carvalho – colunista Jornal Tribuna sul de Minas

Em ritmo de Carnaval eu venho aqui trazer para vocês mais uma coluna, uma semana muito recheada para o nosso querido futebol. Espero que gostem! Boa leitura a todos e bom Carnaval

Clubes satélites

Após a chegada das SAFs no futebol brasileiro, a expressão clube satélite se tornou muito habitual nos debates. Ela tem como objetivo tratar os times dentro da gestão de SAF como coadjuvantes, por exemplo: o Bahia, equipe pertencente ao grupo City que também é dona do Manchester City. O time Bahiano não o principal investimento do grupo, muitas vezes é usado como escada, jogadores chegam ao clube e com pouco tempo de destaque já são transferidos para as principais equipes da rede.

Isso já vem sendo algo muito recorrente nos últimos anos, o Botafogo vem sendo o principal clube nesse modelo. Após um excelente campeonato brasileiro na última temporada, o dono do clube John Textor mandou dois nomes importantes do elenco para o Crystal Palace, seu clube na Inglaterra. Nesta janela de transferências também repercutiu muito o caso do atacante Luiz Henrique. Ele foi contratado pelo Botafogo, entretanto, foi noticiado de que ele só viria para o clube carioca com uma garantia de que iria para o Lyon no futuro, clube francês que também faz parte da rede de John Textor.

Esses são apenas alguns casos que vem acontecendo de forma recorrente no Brasil. As SAFs tem muitos lados positivos, trazem maior investimentos aos clubes, o que faz com a estrutura melhore, contratações de peso possam chegar e assim o nível do campeonato aumente. Porém, os clubes ficam reféns de seus donos, a qualquer momento a estrela do time pode ser mandada para outro time e o todo planejamento de uma temporada acaba indo por água abaixo.

Foto: Instagram

Novela Real Madrid

A novela mais longa e chata do mundo do futebol nos últimos anos ganha mais um capítulo. O sonho do Real Madrid, finalmente parece ter um desfecho: o atacante Kylian Mbappé parece estar inclinado a aceitar a proposta do clube merengue. O francês já esteve perto de atuar pelo clube espanhol, porém na época aceitou uma renovação de contrato milionária com PSG e acabou ficando no clube.

Mbappé provavelmente é o melhor e maior talento da nova geração, já campeão de uma Copa do Mundo, ele já possui grandes feitos em sua carreira que só demonstram como ele é um jogador fora da curva. A relação com seu atual clube Paris Saint German já parece estar desgastada; um time cheio de falhas, que não conseguia performar em alto nível, sempre sendo insuficiente na Champions League, o maior campeonato de clubes do mundo e um título que o atacante não possui e está correndo atrás para conquistá-lo.

Para o Real Madrid é uma ótima contratação, porém o questionamento que fica é onde ele vai se encaixar. Ele gosta de atuar pelas pontas, posição que Rodrygo e Vinícius Jr atuam, e nos últimos anos são alguns dos principais jogadores do clube e já tem uma bela identificação com a torcida. Ele que poderia jogar de centroavante, posição carente no clube merengue, porém já disse que não gosta de jogar nessa posição.

Outro problema que pode ocorrer é o seu estrelismo, de já querer chegar mandando no vestiário e se achar o dono do clube, entretanto sempre foi uma equipe que trabalhou com hierarquia, dificilmente mudará isso por ele. Uma equipe recheada de estrelas provavelmente não precisasse de todo esse desgaste, Mbappé é gênio, mas não é o jogador que falta no clube. Pelo talento dele tem tudo para dar certo, mas pelo seu histórico pode dar tudo errado.

Foto : site O Jogo

Ganha e não encanta

No jogo contra o Botafogo, válido pelo Campeonato Carioca, o Flamengo saiu com a vitória após um gol de cabeça do zagueiro Leo Pereira nos acréscimos. Uma vitória importante para a equipe rubro negra que vinha de um empate contra o Vasco, o time precisava ganhar para poder se colocar no G4. É começo de temporada, as equipes ainda não se entrosaram perfeitamente e ainda tem muito tempo para mudar e melhorar, porém os torcedores do Flamengo cobram uma melhora da equipe para os próximos jogos.

Já era esperado um ritmo mais lento da equipe carioca, novas contratações chegaram, o trabalho do Tite também é recente, ainda não deu tempo de todos os jogadores se adaptarem ao seu formato de jogo. Mas a verdade é que o rendimento está ainda mais abaixo do esperado, pouca intensidade, falta de agressividade, falhas na marcação, um jogo coletivo muito fraco e jogadores que parecem estar acomodados. Tudo isso culmina em uma equipe que até ganha seus jogos, mas não passa segurança ao seu torcedor.

Um elenco que apesar de ter alguns jogadores em um nível muito abaixo, ainda é recheado de estrelas, fez ótimas contratações no mercado, e nos últimos anos sempre esteve no topo brigando por títulos, não pode ter deixado o nível cair tão drasticamente. O time nos últimos jogos não vem evoluindo, se mantem em um nível pífio apesar da vitória, Tite tem que arrumar bem a casinha para a torcida ficar confiante na conquista dos campeonatos. É logico com os jogadores que tem, o Flamengo vai brigar e ser candidato aos títulos, mas o medo da torcida é de que aconteça igual a temporada passada, a equipe chegue em finais, brigue até a última rodada pela conquista do brasileirão, mas no final, acaba sem conquistar nada.

Foto : Gilvan De Souza / CRF

Nova regra no futebol

Aparentemente uma nova regra aparecerá no futebol: um cartão azul pode ser introduzido como uma nova forma de punição. Ele que ao ser aplicado deixará o jogador fora de jogo por 10 minutos. O cartão será utilizado em simulações, faltas antijogos e desrespeito a um árbitro, com um intuito de diminuir tais lances e assim o jogo ocorra de uma forma mais limpa e continua.

De acordo com o jornal inglês The Telegraph, ele será anunciado nessa sexta pela IFAB (International Football Association Board) e pode ser aprovada em março durante o congresso anual da entidade. Além dos 10 minutos fora, caso o jogador receba dois azuis ou um amarelo e um azul, ele será expulso da partida. O futebol não vê um novo cartão sendo introduzido desde a Copa de 1970, quando o mundo viu pela primeira vez a utilização tanto do amarelo quando do vermelho.

Essa nova regra pode gerar muitas polêmicas, por ser de uso interpretativo do juiz muitas reclamações vão acontecer, jogadores não gostarão de serem advertidos e o que seria para dar continuidade ao jogo, pode fazer com que a partida fique ainda mais parada. Além de que, 10 minutos com um jogador a menos pode mudar tudo, o time que estava com maior volume de ataque vai se retrancar, o time pode perder mais jogadores de uma vez, o jogo muda completamente. É uma manobra muito arriscada que vai gerar muita confusão, os juízes terão que ter paciência para ouvir tantos xingamentos.

Foto : reprodução Diário do Nordeste

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo