Economia e NegóciosTurismo

CIRCUITO DAS ÁGUAS E SENAC APRESENTAM CIRCUITO VIVO, PROJETO PARA FOMENTO DO TURISMO E GASTRONOMIA DA REGIÃO

Serão ações de capacitação profissional, formação de líderes e pesquisa em 13 municípios, somando o investimento de mais de 2 milhões de reais

Terra de riquezas em cada canto, Minas Gerais está sempre em processo de redescoberta de suas potencialidades. A retomada do fluxo econômico, superando os obstáculos da pandemia, torna este o momento ainda mais propício para que as cidades promovam esforços para ressaltar seus atrativos e características únicas.

O projeto Circuito Vivo, parceria idealizada entre o Circuito das Águas e o Senac, tem justamente esse objetivo: promover a cultura local e atividade turística, por meio do desenvolvimento da atividade gastronômica e hoteleira, dos treze munícipios da associação: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viços, Jesuânia, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.

“Essa ação conjunta entre o Senac e o Circuito das Águas se dá com a finalidade de poder alcançar o desenvolvimento econômico dos municípios por meio da gastronomia, do reconhecimento dos territórios, atuando com o desenvolvimento local tanto de produtores quanto da população, com a capacitação de talentos no fomento de líderes.  O Senac tem uma experiência vasta no estado com esse objetivo e estamos felizes em poder dar mais esse passo para o desenvolvimento de uma região tão rica”, explica o diretor do Senac em Três Corações, Rodrigo Sera.

Quatro pilares estratégicos foram elencados para execução do Circuito Vivo:

  • Atuação do Primórdios da Cozinha Mineira – programa do Senac de pesquisa histórica e gastronômica, para mapeamento das características locais de cada município, visando a compreensão dos insumos locais que caracterizarão e tornarão únicos os preparos na gastronomia da cidade e a cadeia produtiva relacionada;
  • Capacitações profissionais para formação de novos talentos, aptos a servir o comércio de bens, serviços e turismo dos municípios;
  • Formação de novos gestores especialistas na área de hotelaria e gastronomia por meio do MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Senac;
  • Preparo das lideranças empresariais para gerir os impactos que serão desenvolvidos no projeto por meio da capacitação Gourmet Gerencial, especialmente idealizada para esta ação; 

Ao todo serão cerca de R$2 milhões investidos nas ações, que devem ter início em 2022 e durar aproximadamente quinze meses.

“Nesse momento da retomada do turismo nossa ideia foi justamente trazer um projeto pioneiro no estado, que envolve toda uma região, e sair na vanguarda com a execução de ações integradas. É um fator principal para nós a geração de emprego e renda para a população e o fortalecimento econômico da região com base no turismo. O impacto que a gente pensa com a execução do Circuito Vivo nas treze cidades é gerar e ampliar uma série de negócios ligados a gastronomia e potencializar os já existentes, sejam bares, restaurantes e hotéis e inclusive os empreendimentos rurais e fornecimento de produtos e serviços agrícolas”, comenta o presidente do Circuito das Águas, Felipe Condé.

O projeto Circuito Vivo foi apresentado às treze prefeituras no dia 10 de novembro em reunião na cidade de São Lourenço. Agora, a iniciativa segue para os ajustes finais em cada município para a assinatura do contrato com o Senac e execução do projeto.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAC

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo