Economia e NegóciosTurismo

SETOR HOTELEIRO TEVE QUEDA DE 96% DA OCUPAÇÃO E PREVÊ RETOMADA EM 18 MESES

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares, ao dar um panorama do setor, afirmou que o segmento teve queda de 96% da taxa de ocupação dos leitos disponíveis devido à crise do novo coronavírus (Covid-19). Segundo ele, o impacto é tamanho que as projeções otimistas apontam que a rede hoteleira brasileira só irá se recuperar totalmente do golpe em 18 meses, isso se tratando do turismo de lazer.

“Nós geramos em torno de 380 mil empregos diretos e cerca de 1,3 milhão de indiretos. Imagine só: nosso setor estava muito bem até 10 de março, com crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Depois disso, tivemos uma queda de 96% da ocupação. Os 4% atuais são de pessoas que estão na linha de frente da saúde e de quem está à frente das companhias aéreas. Infelizmente, nosso produto são nossos hóspedes. Hoje, a situação é muito preocupante. O turismo é o primeiro setor a entrar em crise e o último a sair”, lamentou

Para tentar sair da crise evitar o desemprego em massa, Linhares afirmou que vem tratando diretamente com o governo federal e pedindo ações para evitar o colapso. Uma delas, segundo ele, seria a prorrogação da Medida Provisória 936, que deu a possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho por dois meses, que seriam arcados pela União.

“Tivemos como alívio a chegada da MP 936, que deu a garantia por dois meses dos empregos dos nossos colaboradores. Agora, com o fim do período, estamos revindicando a prorrogação para mais 180 dias. Só assim não teremos o colapso”, apontou Linhares, que completou dizendo que tem uma reunião marcada com Jair Bolsonaro para tratar sobre as linhas de crédito destinada do setor. “Ainda estou aguardando um vídeo com o presidente Jair Bolsonaro para liberar as linhas de crédito que não estão chegando. Vamos pedir essa liberação urgente, além, claro, da prorrogação da MP”, completou.

Segundo Linhares, em projeções otimistas, a hotelaria só conseguiria uma retomada do setor em 18 meses, isso se tratando do turismo de lazer. Para o turismo de negócios, o panorama é um pouco pior.

“O ponto de equilíbrio de um hotel é a ocupação de 50% dos leitos. E nossa projeção para chegar a esse número é de 18 meses no turismo de lazer e de 2 a 3 anos no turismo de negócios”, completou Linhares.

Nós dependemos da malha aérea. Hoje temos 3 aéreas funcionando (latam, gol e azul). Essa volta vai ser muito lenta. Temos de diluir muito o número de colaboradores caso essa mp não seja prorrogada. Estamos apostando muito no turismo rodoviário. O turismo regional. Nunca mais vai ser como antes. No mundo inteiro. O turista vai procurar sua segurança. E é isso que estamos fazendo um protocolo para apresentar um selo de segurança no turismo.

Fonte: Jornal O Tempo

Foto: Palace Hotel Caxambu MG

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo