BOCHA, UM ESPORTE DE MUITAS IDADES E APRENDIZADOS

Quadra de Bocha Domingos Caruso, no Parque das Águas de Caxambu (foto acima)
A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas
Em Caxambu, no Parque das Águas, a bocha ganha cada vez mais admiradores e jogadores. As partidas durante a semana aumentaram e os treinos se acirraram para os jogadores corrigirem técnicas e fazerem jogadas mais elaboradas. O campeonato, que acontece todos os sábados, com encerramento marcado para o dia 03 de maio, entusiasma os participantes, pois a tabela varia e coloca as equipes em posições bastante competitivas.
Liana Bahia e Maximiano Tibúrcio Pereira Ribeiro (de camiseta branca) e José Maria do Nascimento e Adilson de Souza Campos (Trinca Ferro)
O jogo de bocha é um dos esportes mais desafiadores, de significativo crescimento pelo mundo todo e, principalmente, uma prática muito requisitada e recomendada para pessoas com disfunções motoras, pois promove uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação, além, é claro, de envolver pessoas de várias idades.
Luiz da Cruz Souza, 93 anos, e Décio Edgar da Silva, 81 anos, dançando a Tarantella para comemorar a vitória
A bocha acontece nos momentos de lazer e recreação e, durante os campeonatos, ganha altos níveis de competição. Os jogos, atualmente, são reconhecidos por entidades oficiais de nível internacional. A bocha, inclusive, se tornou um esporte paraolímpico.
Na frente, a dupla Adilson de Souza Campos (Trinca Ferro) e José Maria do Nascimento. Ao fundo, Domingos Caruso e Antonio Trotta
Sua origem, em terras brasileiras, se deu, principalmente, com influência dos italianos que chegaram no início do século XX. A prática dos jogos passou rapidamente a acontecer em praças, clubes, centros comunitários, empresas, paróquias, parques e outros. Em 1943, a modalidade foi reconhecida como um esporte pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Nas pontas: Hugo Leonardo Cruz Nogueira e Lucienne Figueiredo Soares Dias (Luck). Ao centro: Décio Edgar da Silva e Luiz da Cruz Souza.
Sandra da Cruz Nogueira, mãe de Hugo Leonardo Cruz Nogueira, neto de Luiz da Cruz Souza
A quadra de bocha Domingos Caruso, principalmente pela parte da manhã, está sempre ocupada para uma partida ou outra, sendo, a cada jogada, aprimorada pelos seus participantes. São 7 equipes com um total de 14 jogadores. As torcidas, nos sábados, a partir das 9h, prestigiam os jogos e seus jogadores. Que vença a melhor equipe!
Décio de Carvalho
Hoje estou jogando bocha na cidade de Curitiba. Parabéns ao Trotta por divulgar esse esporte tão maravilhoso em sua coluna do jornal.
Aproveite. Curta. Aprenda. Depois repasse para todos nós. O Tribuna é um canal excelente de comunicação.