MICRO E PEQUENAS EMPRESAS APOIADOS PELO INTEGRA MODA PODEM AMPLIAR VENDAS NO MAIOR SALÃO DE NEGÓCIOS DA AMÉRICA LATINA

Em Minas Gerais, mais de 72 mil micro e pequenas empresas e outros 141 mil microempreendedores individuais trabalham diretamente com a fabricação e comercialização de produtos da moda, como calçados, vestuário, acessórios e bijuterias, lingerie, bolsas, moda praia e sleepwear. O segmento representa 17,6% de toda a produção industrial do estado e 13% dos postos de trabalho, conforme dados da FIEMG coletados no Ministério do Trabalho e Emprego. Diante do abrangente cenário, mais de 40 marcas mineiras que recebem o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Integra Moda, serão atrações na 33ª edição do Minas Trend, de 8 a 10 de abril, no BH Shopping.
No principal evento de moda em todo o estado, os empreendedores poderão mostrar seus produtos, fazer conexões com outros lojistas e ampliar as vendas. A presença no Minas Trend também é uma oportunidade para que as marcas que recebem consultorias do Sebrae Minas possam observar de perto as demandas e novas tendências dos consumidores. Aqueles que desejam conhecer o programa poderão visitar o estande do Integra Moda no espaço do evento.
O presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva, considera o Minas Trend como estratégico para a visibilidade das micro e pequenas empresas que trabalham diretamente na indústria e no varejo da moda mineira.
“O Minas Trend é um evento de grande importância para os lojistas, compradores e clientes na atualização sobre as principais novidades do mercado da moda e para a ampliação do relacionamento com fornecedores e marcas. Desta forma, o Sebrae Minas desempenha seu papel fundamental no fortalecimento da indústria do segmento no estado, por meio do Integra Moda e outros programas, oferecendo suporte a pequenos e médios empreendedores para que eles possam inovar cada vez mais e ser mais competitivos e sustentáveis”.
Desde 2021, o Integra Moda faz parte das ações do Sebrae Minas para reafirmar e consolidar Minas Gerais como o “Estado da Moda”. foram mais de 9 mil horas de consultorias com as micro e pequenas empresas da moda. A iniciativa resultou em um aumento médio de 52% de faturamento dos negócios atendidos.
Atualmente, o programa trabalha polos em diferentes locais no estado:
– Moda íntima, fitness e praia, como São João do Manteninha, Taiobeiras, Monte Belo e Juruaia
– Calçados, como Nova Serrana
– Malharia, como Monte Sião e Jacutinga
– Vestuário, como São João Nepomuceno e Divinópolis
– Gemas, joias e bijuterias, como Belo Horizonte
O Sebrae Minas vem desenvolvendo um trabalho consistente de valorização da moda autoral, por meio de iniciativas como os programas Mãos à Moda e Minas Moda Autoral, que capacitam empreendedoras a criarem peças com estilo singular e forte caráter de autenticidade.
O objetivo do Integra Moda é fortalecer cada vez mais os pequenos negócios, por meio de capacitação em diversas áreas, como design, gestão empresarial, marketing, inovação e comercialização, além de facilitar a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva da moda.
“Desde seu início, o Integra Moda tem sido um divisor de águas para os empreendedores do setor de moda, oferecendo ferramentas essenciais para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e impulsionando a visão empreendedora, pois estimula os empresários a explorar novos nichos e se destacar em um mercado cada vez mais exigente”, acrescenta Marcelo.
Com foco na criação de uma rede colaborativa, a iniciativa também proporciona aos empreendedores acesso a consultorias especializadas e à participação em eventos estratégicos e rodadas de negócios, permitindo que elas ganhem ampliem seu faturamento e estabeleçam parcerias duradouras.
Sobre o Minas Trend
O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades Sesi e Senai, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do Sebrae Minas.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Roger Dias