– Estamos chegando… e o destaque inicial é o belíssimo trabalho de Ricardo Mello e Nemo Simas: “O povo das Águas”. Um projeto de documentação audiovisual que celebra a tradição e o amor dos moradores do Circuito das Águas de Minas Gerais com as suas águas minerais medicinais. A ideia original do projeto vem do histórico profissional dos produtores.
– Os caxambuenses Ricardo Melo e Nemo Simas são profissionais que ao longo de quase vinte anos no mercado, especialmente gravando produções em Minas Gerais, constataram que as histórias e memórias de pessoas e comunidades vão se perdendo ao longo do tempo, quando não são devidamente documentadas.
– Dividido em 2 partes, já disponíveis no YouTube. Depois de ler a coluna, acesse e assista. Vale a pena!
– Falando em água…a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT) apresentou na sexta-feira (6) uma impugnação ao Edital da CODEMGE sobre à concessão do Parque das Águas de Caxambu.
– Segundo o pedido de impugnação da parlamentar petista, existiriam irregularidades no referido edital como desrespeito aos princípios de legalidade, igualdade, impessoalidade, publicidade, moralidade e obtenção de competitividade.
– Com isso tudo, a polêmica continua e o Parque segue do jeito que está. Será que um dia teremos solução ou o tema seguirá apenas para os eternos debates e palanque dos diversos lados envolvidos?
Foto: Bruno Sousa
– O assunto Parque das Águas remete ao turismo. Caxambu é uma cidade turística e por mais que alguns tenham implicância com isso, não se pode negar a vocação do município.
– E neste contexto, o estado de Minas Gerais consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, de acordo com indicadores recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
– Dados apontam o crescimento contínuo do turismo em Minas Gerais nos últimos dez anos e destacam a liderança do estado nos últimos três anos. Desde 2022, Minas Gerais assumiu a ponta do crescimento da atividade turística entre os estados das regiões Sul e Sudeste, e, desde 2023, destaca-se como referência em todo o Brasil.
– A atividade turística em Minas Gerais cresceu 506% a mais do que o Brasil em 2024. De janeiro a agosto, o estado apresentou variação acumulada de 9,1%, ao passo que a média nacional foi de 1,5%. Considerando apenas o mês de agosto, Minas teve crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o desempenho brasileiro ficou em 2,6%.
Foto: Bruno Sousa
– Os números são do Índice de Atividades Turísticas (IATUR), do IBGE, e estão no mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).
– O relatório também mostra que, até agosto, houve crescimento de 9,75% no número de trabalhadores do setor turístico em relação ao início da série histórica, em janeiro de 2023. No total, Minas possui 432.078 pessoas com carteira assinada atuando no segmento.
– Os dados, retirados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam ainda a criação de 2.193 empregos apenas em agosto de 2024. O segmento de alimentação foi o que mais contribuiu, gerando saldo de 1.627 novos postos de trabalho. Até agosto, o turismo fez surgir cerca de 13 mil empregos em Minas Gerais.
– Todas estas informações são da Agência Minas e do IBGE.
– Vamos falar agora de esporte: o atleta Ezequiel da Silva Mendonça Santos de Caxambu conquistou 2 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo entre os dias 25 a 30 de novembro de 2024.
– A conquista já havia sido noticiada em primeira mão aqui na coluna no domingo (1). E o assunto repercutiu!
– Na segunda-feira (2) o Ezequiel e o seu treinador Ruan Monteiro receberam na Câmara Municipal de Caxambu uma Moção de Congratulações apresentada pelos Vereadores João Francisco da Silva (Joãozinho Sapê), Dennis Renato Campos Carneiro (Renatinho) e Júlio Carlos de Souza Nogueira (Júlio da Corneta), e apoiada pelos demais Vereadores, pelos resultados obtidos na Paralímpiadas. Uma homenagem mais do que merecida!
– Outro ícone do esporte da região, o ultramaratonista Kléber dos Santos, o Binho, me informou esta semana num breve bate papo, que agora neste fim de ano o foco é treinar e repor as energias. Para 2025 vem novidade no calendário de disputas!
– O Binho é um atleta que inspira muitos outros a praticar atividades físicas, a correr, a entrar no mundo esportivo, enfim, um modelo a seguir, de dedicação, de amor ao esporte, mas especialmente de humildade. Sucesso!
– Destacar também, mas em outra área, o trabalho do caxambuense Walfedo Jr. e o famoso Giro do Wal. Além de milhares de seguidores nas redes sociais, o Wal tem presença constante em programas de TV em todo o país, apresentando detalhes da vida de famosos, eventos especiais entre outros.
– Com um talento nato para a comunicação e muita simpatia, vai construindo uma carreira brilhante. Sucesso!
– No link abaixo a participação dele esta semana no no programa “Hora da Treta”, na TV Tribuna, afiliada da BAND, em Pernambuco.
https://tribunaonline.com.br/hora-da-treta?home=pernambuco
– Numa semana de alternância entre muita chuva e um sol para cada um, a gente continua na mesma: estradas esburacadas em todo lado da nossa região e simplesmente ninguém faz nada!
– Ah! Mas asfaltaram o trevo de Caxambu! Sim, é verdade. Mas essa “obra” faz parte de algum projeto que vai ampliar este asfalto para os demais trechos cheios de buracos ou é só o trevo?
– Se for só o trevo, fica difícil a gente elogiar. Afinal, do que resolve? Mas vamos aguardar, na esperança de que sejam todos os trechos das rodovias da região. É o que esperamos!
– Quero destacar hoje também o Projeto Cidade Inteligente em operação em Caxambu. Uma ação bastante positiva implantada pela atual gestão municipal e que apresentou resultados importantes.
– O projeto Cidades Inteligentes é uma iniciativa do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel em parceria com o BNDES. A plataforma onde o sistema opera é desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia VS Telecom e permite que o sistema de câmeras de segurança seja integrado ao sistema de iluminação pública e detecção de ruídos.
– Em Caxambu, a plataforma já está trazendo benefícios. Por exemplo, o barulho de motocicletas (muitas diga-se de passagem) que perturbam o sossego de todos o tempo todo. Com o sistema, o sensor detecta o barulho da moto, a câmera ajusta o PTZ e tira uma foto da placa do veículo. Com esses dados, a polícia, mesmo ainda não podendo aplicar multas baseadas em audiometria, consegue advertir o motociclista.
– As câmeras já auxiliaram a PM em outras diversas ações e apesar de ter muita gente contra até hoje, são importantes para ampliar a segurança no município.
– É uma modernização da gestão urbana e melhora a qualidade de vida nas cidades brasileiras por meio de soluções tecnológicas. O foco inicial deste projeto foi em Santa Rita do Sapucaí (MG), Caxambu (MG) e Piraí (RJ),
– A gente espera que não seja descontinuado, por uma simples picuinha política!
– A partir do dia 14 de dezembro, a charmosa cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, dará início à 7ª edição do Natal das Águas. Com uma extensa programação cultural, rica e diversificada, a festa promete atrair visitantes de todas as partes, celebrando a magia do Natal e a cultura mineira.
– As atividades ocorrerão no Parque das Águas, Praça João Lage, Igreja Matriz e Praça da Estação. Todas as ações são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no site www.nataldasaguas.com.br.
– Em Caxambu os destaques no fim de ano são:
– O atendimento da Dra. Amanda Barros Silva no Hospital de Caxambu é primoroso. Eu mesmo precisei esta semana e o jeito humano, atencioso, cuidadoso da Dra. é exemplar. Parabéns extensivo aos demais colaboradores da entidade também na pessoa da Diretora Leticia.
Foto: reprodução EPTV
– Enquanto isso em Campanha MG as internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia daquela cidade podem ser interrompidas. Além de já enfrentar um acúmulo de dívidas de impostos, o hospital deixará de receber repasses do estado a partir do próximo ano.
– O prefeito reeleito Roberto Silva (PT), segundo reportagem do G1 Sul de Minas, disse que recebeu algumas propostas de ajuda para a Santa Casa e que os pedidos estão sendo analisados com cautela.
– Esta semana apresentei a entrega do Prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O evento foi realizado dia 4 de dezembro, em São Lourenço. A Rede Aqui Tem Sebrae é composta de parcerias com instituições públicas, tais como prefeituras, instituições privadas e representantes de classe (associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas, universidades, sindicatos rurais, agências de desenvolvimento, cooperativas de crédito, organizações não governamentais, dentre outras).
– Os municípios de Areado, Cambuí, Campo Belo, Cristina, Fama, Natércia, São Lourenço, Passa Quatro (Associação Comercial) e Pouso Alegre (Associação Comercial) receberam o Selo Ouro. A categoria prata foi entregue para os pontos da Rede das cidades de Andradas, Borda da Mata, Campanha, Delfim Moreira, Lavras, Maria da Fé, Monte Belo, Poço Fundo, Santana da Vargem, São Thomé das Letras, Itajubá (CDL), Lambari (Associação Comercial) e Santana da Vargem (Associação Comercial). Já o Selo Bronze foi concedido para Bom Repouso, Coqueiral, São Sebastião da Bela Vista e Três Pontas.
– Agradeço aos gestores do Sebrae e todos das equipes, especialmente a Barbara e a Ticiana. Uma parceria que remonta de outros eventos nos últimos anos e que muito me honra ter a confiança desta importante instituição.
– Vamos falar um pouco de comunicação… Me causa muita apreensão a qualidade do jornalismo realizado atualmente em veículos, digamos “grandes”, até mesmo alguns aqui da região. Erros simples de apuração, de redação, de prática do jornalismo. Insistência em pautas não relevantes em detrimento a outras que seriam muito mais importantes para as comunidades.
– Depois reclamam que as pessoas acreditam mais em fake news. Mas os que deveriam liderar um jornalismo melhor produzido preferem fazer mais do mesmo, sem cuidado, sem qualidade.
– E ainda: a decisão por pagar pouco (bem pouco) impede a contratação de bons profissionais, de gente mais experiente. Com isso, gente sem nenhuma experiência se sujeita a aceitar as posições e acabam liderando as redações, levando para o produto final uma visão de mundo que não é a realidade da maioria, especialmente numa região como a nossa. Lamentável!
– Antes, existia uma passagem de bastão por assim dizer. Os que iniciavam na profissão, independente da idade, do conhecimento, acompanhavam, passavam por um processo de aprendizagem nas redações, como em toda carreira aliás e depois iam assumindo suas posições
– Hoje lamentavelmente o que vemos são pessoas sem nenhuma experiência, sem noção da profissão e da vida, em posições nas quais não estão aprendendo nada e ainda tendo o poder de decisão.
– E pra piorar, muitos na frente das câmeras, que se apresentam sem saber ou ter uma postura correta, com a voz colocada errada, texto ruim, sem a menor condição de estar ali. Precisavam treinar mais, aprender, desenvolver!
Foto: Izabel Chumbinho – Acervo Iepha-MG
– E olha essa outra notícia boa demais: os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
– A decisão, anunciada em reunião realizada em Assunção, no Paraguai, coloca a cultura e a identidade de Minas em evidência global e faz com que o país tenha o primeiro produto da cultura alimentar incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.
– O reconhecimento celebra os territórios produtores do Queijo Minas Artesanal e suas tradições, e representa a valorização dos saberes ancestrais e dos modos de vida dos mineiros. A inclusão na lista da Unesco também é uma oportunidade de fortalecimento econômico e social para os produtores e suas comunidades, além de impulsionar o turismo sustentável e de experiência nas regiões produtoras do QMA.
PARA CURTIR
Um filme que vale muito: Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história. Foi lançado em 2022 mas agora está disponível no streaming do Prime. Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos.
Pensamento
“As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante”.
Fonte: O Pensador
Positivo
– Para o belíssimo presépio, montado com muita dedicação e talento pelo sr. Natale Acre. Independente de crença ou religião, é um trabalho artístico e cultural muito bonito. O presépio está montado na Rua Papa João Paulo II Parque dos Ipês – Caxambu MG.
Negativo
Para as eternas ligações e mensagens dos tais telemarketings, que de uns tempos pra cá ainda “competem” com as chamadas de golpes e outros. Não vi nenhuma ação concreta que de fato tenha solucionado o problema. Entendo que apenas quando as operadoras forem responsabilizadas, aí sim, alguma coisa comece a mudar.
BOA SEMANA!
É sempre bom, aos domingos, ler notícias de Caxambu e região. Atualização bem-vinda.