CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NO SUL DE MINAS
Pacientes estavam em Varginha e estão sendo transferidos para Pouso Alegre
Três casos suspeitos do novo coronavírus serão encaminhados para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura e pela unidade. Os pacientes serão levados de Varginha (MG) para o hospital, escolhido como referência para o tratamento do novo vírus na região.
Os três pacientes com sintomas da doença são da mesma família e retornaram nesta terça-feira (25) de uma viagem à região da Lombardia, na Itália, a mais atingida pelo vírus no país europeu. Em um grupo de 10 pessoas, apenas as três tiveram os sintomas, todas de forma leve.
Eles serão transferidos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Varginha para Pouso Alegre e ficarão em isolamento no hospital. Os exames para confirmação ou descarte da doença serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG), referência epidemiológica no estado.
A assessoria de comunicação do Hospital Samuel Libânio de Pouso Alegre emitiu a seguinte nota na tarde desta quarta-feira (26)
COMUNICADO OFICIAL
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foram registrados e agora, recentemente no continente Europeu.
Existem três pacientes suspeitos de infecção em Varginha (MG) que estão sendo transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio. Informamos que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Os riscos relativos a disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre.
Nota de Esclarecimento – Casos suspeitos de Coronavírus de Varginha serão tratados no Hospital Regional Samuel Libânio
Em reunião no auditório da Acipa – Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, o médico infectologista Breno Diniz Pontes esclareceu que os três casos suspeitos do Covid-19 (novo Coronavírus) que estão a caminho do Hospital Regional Samuel Libânio (HSL), são de Varginha.
Os pacientes retornaram de uma viagem recente à região da Lombardia, na Itália. No grupo de dez pessoas, apenas três apresentaram os sintomas.
No entanto, segundo a Vigilância Epidemiológica de Varginha, os sintomas apresentados nos três pacientes são leves.
Os pacientes ficarão isolados e passarão por exames laboratoriais no HSL, para confirmação ou não da infecção pelo Coronavírus. Os exames serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.
Profissionais da saúde municipal passam por capacitação
Os profissionais da saúde municipal de Pouso Alegre – dos serviços de atenção básica e do pronto atendimento – já estão sendo capacitados para identificação de casos suspeitos do Coronavírus e o rápido encaminhamento para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Prefeito de Pouso Alegre fala sobre a situação
Em um vídeo divulgado pela prefeitura, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), explicou que não há motivo para alarde e que os procedimento recomendados pelo Ministério da Saúde serão seguidos.
Com informações do G1 sul de Minas, Assessoria de Comunicação do Hospital Samuel Libânio e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre