ULTRAMARATONISTA DE CAXAMBU NA DISPUTA DAS 200 MILHAS NA COSTA RICA

O ultramaratonista Kleber Felipe dos Santos, conhecido como Binho, atleta de Caxambu – MG está confirmado para participar da desafiadora ultramaratona Costa Rica 200 Miles, que ocorrerá em maio de 2025.
Esta competição, parte do One Hundred World Championship 2025, competição focada em ultramaratonas, consiste em um percurso de 200 milhas (aproximadamente 322 km) por terrenos montanhosos e desafiadores na Costa Rica, de costa a costa. A prova começa no 5 de maio e tem um tempo de corte de 127 horas, ou seja, pode durar até o dia 10.
A disputa é qualificativa para o campeonato mundial e permite aos atletas acumularem pontos, ou por exemplo, com uma vitória, ganhar acesso direto à final, que será no Brasil este ano, em novembro.
-“Este é o maior desafio que já participei até mesmo por ser uma prova que eu vou correr sem apoio nenhum mas com o apoio maior que é de Deus” – afirmou Binho.
Segundo um dos diretores da prova, João Andrade, de Portugal, essa é mesmo uma das disputas mais difíceis do mundo. –“Com certeza uma prova com muitas dificuldades, pela distância extrema, pelo muito desnível acumulado, que é totalmente incomum, 16.500 metros de acumulado ou seja é como subir o Monte Everest e descer duas vezes em 335 quilômetros. Também a umidade e os microclimas, então existem vários microclimas que os atletas vão passar durante a prova”– explica Andrade.
Um detalhe interessante desta prova é que no trecho de 16 quilômetros de selva, precisou ser concedida uma autorização do chefe da tribo indígena que ocupa aquela região. Os atletas serão acompanhados por membros da tribo para atravessarem esse local com segurança para saberem exatamente onde estão se direcionando
– “Será um momento icônico, uma grande lembrança para todos que irão viver essa experiência e realmente só quem corre a prova Costa Rica 200 pode ter essa momento em particular” – afirma João Andrade
Binho é reconhecido por suas notáveis conquistas em ultramaratonas. Ele é tricampeão da BR-135 e detém o recorde da prova com o tempo de 23 horas e 29 minutos. Além disso, possui experiência internacional, tendo competido em países como Holanda, Espanha e nos Estados Unidos, onde participou da famosa Badwater, uma ultramaratona no deserto. Natural de Caxambu, Minas Gerais, possui um histórico notável em ultramaratonas, incluindo vitórias na UAI Reverse 2023, uma prova de 235 km realizada em Passa Quatro, Minas Gerais .
A participação de Binho na Costa Rica 200 Miles é aguardada com grande expectativa, dada sua experiência e histórico de sucessos em provas de longa distância.