AGROEconomia e Negócios

TURMA DE LEITE ORGÂNICO INICIARÁ EM SÃO VICENTE DE MINAS

Uma visita à Fazenda Nova, da produtora rural Carolina Vilela, em São Vicente de Minas, definiu os próximos passos para o início do piloto do Programa Formação por Competências (FPC) em Leite Orgânico.
O encontro reuniu o gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães; os proprietários da Fazenda Nova; a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de São Vicente de Minas, Neuzira Aparecida da Costa; além de parceiros na realização do programa, a sócia do Laticínios Queijos da Serra, Liliane Oliveira.

De acordo com Wander, o cronograma dos treinamentos vem sendo desenvolvido pelo instrutor Rafael Paiva Izidoro, enquanto vem sendo feita a mobilização para formação da turma. “Será uma boa oportunidade de aprender muito com o programa.” A propriedade tem produção leiteira igual a 220 litros de leite por dia, com 22 animais em lactação.

Oportunidades do mercado

“Com o mercado de produtos orgânicos crescendo no Brasil, vemos que os consumidores buscam mais qualidade de vida, segurança alimentar e alimentos saudáveis. Com isso, há uma procura pelos produtores da bovinocultura de leite por capacitação técnica na área, o que nos levou a criar este curso, voltado à produção de leite orgânico.

Com os conhecimentos e práticas adquiridos no curso, será possível os produtores implantarem, em suas propriedades, sistemas de produção sustentáveis que atendam às regras de produção orgânica, podendo oferecer alimentos mais seguros e produzidos com qualidade e credibilidade exigidas no mercado.” – Marília Saraiva, analista técnica da Gerência de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG.

“O Programa de Formação por Competências, além de ser uma iniciativa importante de profissionalização, tem como objetivo principal capacitar e incentivar produtores rurais a migrarem para um novo modelo de negócio. Nós, do Laticínios Queijos da Serra, iniciamos a produção de Derivados de Leite Orgânico em junho de 2021 e, atualmente, estamos coletando leite de dois produtores da região. Nossa expectativa é grande quanto ao crescimento dessa linha de produtos. O desenvolvimento de novos produtores na região de São Vicente de Minas abre perspectivas para uma futura parceria.” – Liliane Oliveira, sócia do Laticínios Queijos da Serra.

Conteúdo

O Formação por Competências, que busca qualificar o profissional para o mercado de trabalho, será ministrado por meio de cinco módulos, além da fase introdutória. Com um total de 576 horas, o programa aborda temas como Tratador de Bovinos, Ordenhador, Domador de Novilhas, Inseminador de Bovinos e Gerente da Atividade Leiteira. O treinamento deverá reunir entre 10 e 15 participantes, que participarão dos treinamentos ao longo de 13 ou 14 semanas.

Aline Furtado
Assessora de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES – Regional Juiz de Fora

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo