Destaque

PREFEITURA TRABALHA PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE CAXAMBU

São diversas as ações que a atual gestão municipal tem realizado preparando o município para o desenvolvimento econômico e social.

Um foco importante na gestão é auxiliar o pequeno empreendedor para que possa formalizar seu comércio ou serviço e com isto gerar mais oportunidade de trabalho e renda.

Por exemplo, a Prefeitura Municipal de Caxambu oferece todos os serviços destinados ao MEI sem custo algum por meio da Sala Mineira do Empreendedor. É um espaço criado para facilitar o acesso dos empreendedores as orientações e serviços necessários para abrir, manter regularizado e desenvolver seu negócio. Implantada dentro das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o serviço conta com parcerias como o SEBRAE, JUCEMG e Associação Comercial e CDL.

Com a atividade formalizada, o pequeno empresário e empreendedor pode por exemplo ficar apto a concorrer em licitações no município e até em outras cidades. As Prefeituras são hoje clientes importantes para o pequeno negócio, até mesmo os da agricultura familiar,

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem dos R$ 13 milhões que a Prefeitura Municipal de Caxambu efetuou de compras no ano passado, 36,5% foram para empresas sediadas na própria cidade. Índice que pode ser melhorado com ao apoio a novos empreendedores e com isto o dinheiro ficar na própria cidade, fortalecendo a economia local.

“Em breve será disponibilizado, em parceria com o Sebrae, um curso de Compras Públicas com foco nas empresas, capacitando-as para participar das licitações, não só em Caxambu como em todo Brasil” – lembra o Secretário.

Para reforçar este apoio ao empreendedorismo, o município investe também na Central de Inclusão Produtiva, que funciona no Centro de Convenções.

São oficinas fixas de Panificação e de Corte & Costura. Também são promovidos cursos em parceria com o Cursos SEST e SENAC. Em breve Oficinas de Marcenaria, Manicure e Soldador. E ainda estão em negociação cursos de Pedreiro e Eletricista

Destaque ainda para os Cursos Técnicos EAD do IF Sul de Minas, de Logística e Qualidade.

Tudo para formar mão de obra, auxiliar na entrada para o mercado de trabalho e principalmente oferecer oportunidades para que todos tenham ocupações profissionais, quer seja como microempreendedor, prestador de serviço ou ocupando vagas em outras empresas.

A Prefeitura de Caxambu segue apoiando o setor de pequenas empresas em diversas frentes. O convênio com a Unincor – Universidade Vale do Rio Verde para a prestação de serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo atende justamente este setor da economia local.

Para o produtor rural, a implantação do S.I.M. chega também num momento de ampliação da qualidade de produtos agropecuários

O S.I.M. foi criado para atender a legislação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); preservar a saúde pública do município; controlar zoonoses e doenças transmitidas por alimentos; formalizar as agroindústrias de produtos de origem animal; incentivar a criação de novas agroindústrias; desenvolver o comércio local; promover o crescimento industrial; gerar empregos; agregar valor à produção agropecuária; aumentar a renda familiar e manter a permanência das famílias no campo e município.

O produto contendo certificação, representa – produtos de melhor qualidade, aumento dos empregos e da renda na propriedade. Além do mais, nossa região é muito carente de pequenas indústrias atuando da forma adequada. Com o SIM, estaremos contribuindo inclusive para a fixação do homem no campo” – completa Francisco.

Neste contexto o S.I.M. é base para estas novas oportunidades.

Os gestores do Município e todas estas ações se tornam referência em Minas Gerais. O Município de Caxambu foi um dos 25 municípios selecionados para a primeira fase do Programa de Liderança para a Retomada Econômica, do Governo do Estado em parceria com a Fundação João Pinheiro.

O chefe do Executivo Municipal foi um dos palestrantes convidados na Abertura do Programa, escolhido por ser Caxambu referência na implantação de medidas estruturantes para o desenvolvimento econômico local e regional.

O programa e o curso possibilitam um apoio as equipes municipais no planejamento, criando ações concretas para superação deste difícil momento da economia nacional.

Planejar e executar tais ações neste momento, abrem para portas para o desenvolvimento do município como um todo, permitindo maior chance de ocupação e mais renda para as famílias de Caxambu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo