Esporte

JOGO DE BOCHA GANHA TORCIDA EM CAXAMBU

Segunda rodada de Bocha recebe familiares para torcer e vibrar por dupla, na Quadra de Bocha Domingos Caruso

Ouça essa matéria  

A família de José Maria do Nascimento comemorando a sua vitória com alguns jogadores de bocha

Os jogos realizados no 3º Campeonato de Bocha acontecem sempre aos sábados, a partir das 9h, na Quadra de Bocha Domingos Caruso, no Parque das Águas de Caxambu. No dia 29 de março, uma equipe levou seus familiares para torcer e se divertir com os jogos. Concentrados nas jogadas, eles gritavam e comemoravam a cada ponto conquistado pela dupla que apoiavam. Com pompons de torcida coloridos, vibravam e animavam a quadra.

As duas duplas posam, antes do jogo, para a foto oficial

A bela iniciativa foi de uma das duplas, a do jogador José Maria do Nascimento. Ele fez o convite aos seus familiares, que toparam e foram torcer e apoiar a dupla de que ele faz parte. Participaram sua esposa, filhas, netas, cunhada, cunhado e sogra. As três filhas moram na cidade de Varginha, já a sogra e a cunhada são de Belo Horizonte. A torcida virou uma verdadeira festa, alegrando o público em geral.

Para José Maria, a bocha tem seus encantos: “Além de um jogo, é uma terapia, principalmente para nós da terceira idade”. Sua dupla ganhou nessa rodada e espera, animada, a próxima partida.

O jogador José Maria fazendo sua jogada de mestre. Ao fundo, seus familiares

O jogador José Maria usando uma estratégia e uma expressão em italiano: ´Qui, qui´, que significa ´Aqui, aqui´ em português, para marcar onde o seu parceiro deveria lançar a bola

Os familiares do jogador José Maria na torcida por cada ponto

Entenda o jogo de bocha

O espaço onde se joga uma partida de bocha pode ser chamado de campo, pista ou cancha.

Cada time tem dois jogadores, que competem com outros dois jogadores, num total de quatro jogadores em jogo. Normalmente, são três partidas disputadas entre as duas duplas, denominadas “melhor de três”, uma expressão que se refere a uma série de três disputas, em que o vencedor é aquele que ganha duas delas.

A cada partida, há uma circulação de público, que conhece pouco sobre o jogo de bocha, mas que logo se familiariza pela facilidade e simplicidade das regras.

As equipes, a cada jogo, vão pontuando, e aquelas que chegarem com mais pontos no final do campeonato disputarão a final, que será realizada no dia 03 de maio. Os três melhores colocados receberão seus respectivos prêmios.

Circulação do público para assistir a partida de bocha

Jornalista Décio de Carvalho

12 Comentários

  1. Muito gratificante poder constatar que a terceira idade não se deixa abater por dores físicas e mentais e se debruça em jogos, esporte em busca de socialização e bem estar. A participação das famílias e amigos faz da competição sadia e alegre um momento a parte. Felizes são vocês que se empenharam nesta empreitada. Sucesso! E vamos ao jogo de bocha!…

  2. É mesmo um deixar prá lá, no individualismo, se se deixando envolver com preocupações, que são prévias de ocupações. O coletivo, juntando, amigos,parentes, em mútua descontração cura qualquer sintoma de prévias , desfrutando juntos no agora.

  3. Parabéns aos organizadores e apoiadores. O brincar e a socialização é fundamental para a saúde mental em qualquer idade. O jogo de bocha em Caxambu, aproxima as pessoas, descontrai, movimenta o corpo, provoca risadas… Todos ganham! Que venham muitos outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo