Esporte

JOGO DE BOCHA EM CAXAMBU ATRAI PESSOAS DE VÁRIAS IDADES

Campeonato de bocha oferece mais um atrativo ao Parque das Águas da cidade

Ouça essa matéria  

As sete equipes na foto oficial do 3º Campeonato de Bocha. Ao fundo, faixa em comemoração ao fundador: Quadra de Bocha Domingos Caruso

O 3º campeonato de bocha está sendo realizado em uma quadra dentro do Parque de Caxambu entre os meses de março, abril e inicio de maio. Com a participação de sete equipes que jogam entre si, há jogadores de idades distintas e homens e mulheres que se misturam, formando duplas na disputa de cada partida.

A abertura oficial aconteceu às 9h de sábado, dia 22 de março de 2025, com a participação de todas as equipes, torcidas e público em geral. Houve discursos por parte de dois organizadores, Maximiano Tibúrcio Pereira Ribeiro, que falou sobre o campeonato, e Antonio Maciel Botelho Machado, que, na sequência, fez a homenagem a um dos participantes, Domingos Caruso, fundador e um dos responsáveis pela construção e utilização do campo de bocha no parque. O espaço esportivo passou a se chamar “Quadra de Bocha Domingos Caruso”, e uma faixa foi exposta registrando a homenagem.

O homenageado, Domingos Caruso.

Parentes e amigos do homenageado estiveram presentes e puderam compartilhar desse momento e prestigiar os três jogos que deram início ao campeonato. Emocionado, Domingos Caruso agradeceu a homenagem e afirmou que “os jogos sejam um momento de congraçamento e amizade entre as pessoas. Estamos aqui para brincar”. Uma foto oficial foi feita com ele e os integrantes de todas as equipes.

Início do primeiro jogo e torcedores à beira da quadra

Nas semanas que antecederam o campeonato, todos os envolvidos se uniram para uma reforma geral da quadra. Um caminhão de sabre foi despejado sobre a quadra, houve a troca de uma peça de madeira e a colocação de um suporte de ferro para armazenar as bolas, além do trabalho de compactação do solo realizado pelos próprios frequentadores da bocha.

Várias outras melhorias foram executadas e dezoito suportes foram feitos para sustentar as bolas na hora do jogo. No dia da abertura do campeonato, a quadra recebeu enfeites coloridos para a comemoração, e o Café Monalisa disponibilizou no momento dos jogos, além do apoio cultural a oferta de cafezinho e água para todos os presentes.

Jogadores arrumando a quadra para o próximo jogo

O campeonato, iniciado em 22 de março, será realizado todos os sábados, a partir das 9h, até o dia 03 de maio.

Jornalista Antonio Trotta

 

64 Comentários

  1. Maravilhosa iniciativa. Elogios aos jogadores e torcedores do campeonato.
    Parabéns em especial ao Domingos Caruso e todo sua paixão pela bocha.

  2. O Parque das Águas de Caxambu é um espaço que transborda afeto, amizade e cenários perfeitos para o bem-estar. O jogo de Bocha, além de reunir pessoas queridas, promove saúde física e mental, fortalecendo os laços entre os participantes. Parabéns a todos os envolvidos por manter viva essa tradição tão especial!

  3. Estar entre os jogadores de Bocha me faz sentir grande privilégio, pois estou cercada de pessoas Amigas, atenciosas, carinhosas, descontraídas…Imagine estar entre Pessoas com o mesmo objetivo: de Rir, divertir, brincar, conversar, unir….e Graças a 1 Pessoa nosso Amado Caruso tudo isso é possível!! E quantos mais virão no Futuro??

  4. Que notícia boa! Esta iniciativa nos faz refletir sobre a importância do brincar e do lazer em todas as idades e na nossa cidade. Parabéns aos idealizadores, organizadores e participantes do campeonato de bocha 2025. Que venham muitos outros.

  5. Além da reunião das pessoas nesse espaço público tão querido pela comunidade de Caxambu, o Parque das Águas, há o momento da diversão, do encontro de gerações, dos olhares de curiosidade, do resgate da história.

  6. Que bela iniciativa um campeonato de boca em Caxambu e ainda tendo como pano de fundo a peculiar beleza do seu parque das águas. Muito importante por se tratar de um esporte sem restrições de idade,uma vez que pode ser praticado por todas as faixas etárias. A Bocha tem ainda valor inclusivo,já que foi o esporte introduzido em 1984 no quadro da modalidade paraolimpica. Cumprindo assim a função social do esporte.
    Parabenizo os idealizadores ,o homenageado e os amantes desse esporte ,que em épocas tecnológicas , se propõe juntar gente para trocar experiências e se divertir.

  7. Que bela iniciativa um campeonato de boca em Caxambu e ainda tendo como pano de fundo a peculiar beleza do seu parque das águas. Muito importante por se tratar de um esporte sem restrições de idade,uma vez que pode ser praticado por todas as faixas etárias. A Bocha tem ainda valor inclusivo,já que foi o esporte introduzido em 1984 no quadro da modalidade paraolimpica. Cumprindo assim a função social do esporte.
    Parabenizo os idealizadores ,o homenageado e os amantes desse esporte ,que em épocas tecnológicas , se propõe juntar gente para trocar experiências e se divertir.

  8. Parabéns aos idealizadoras, ao homenageado e aos amantes desse esporte. Que Resiste as tecnologias e tenta manter vivo o espírito social do esporte que é juntar gente para troca de experiências e se divertir.

  9. Fico muito feliz em saber que nosso principal patrimônio (O Parque das Águas) está sendo usado para divulgar e ampliar o acesso a esportes e consequentemente as atividades físicas, retomando assim parte importante da nossa história e do propósito da nossa cidade: promover saúde entre flores!

  10. Que magnífica iniciativa! Mais um esporte valioso no Parque das Águas de Caxambu. Parabéns ao sr.Domingos Caruso! Sucesso a todos que participam! Viva Caxambu!!!

  11. Costumo caminhar no Parque das Águas pela manhã, e sempre observo o entusiasmo desse grupo, cada vez mais numeroso, no jogo de Bocha.
    O campeonato dessa modalidade vai crescendo em importância, atraindo novos jogadores, tornando-se assim mais uma atração desse maravilhoso Parque das Águas. Muitos jogadores são amigos, que me convidam para participar, e eu penso seriamente nessa possibilidade.

  12. Um espaço tradicional de Caxambu merece ser valorizado e explorado pelos moradores e visitantes. Nesses locais fazemos novas amizades,é um exercício corporal e promove lazer e bem estar a quem participa.Se tem campeonato fica mais interessante ainda.
    Um brinde aos praticantes.

  13. A primeira vez que vi o jogo de Bocha foi há uns 20 anos quando estive passeando em Santa Catarina. Achei interessante a harmonia dos participantes e me pareceu que aí segue o mesmo caminho.

  14. Parabéns às equipes e aos organizadores. Muito bom saber que Caxambu ainda nutre bons momentos de outrora. A quadra de bocha sempre esteve viva abraçando os seus frequentadores. Nela, muita história para contar…

  15. A Bocha é uma modalidade esportiva de fácil acesso a praticamente todas as faixas de idade e é muito simples de aprender a jogar. Muitos pensam que a Bocha é um jogo de gente velha, mas isso é um grande engano. Crianças, adolescentes e adultos que passaram pela nossa quadra ficaram encantados com as estratégias, o controle motor/mental, a precisão e a técnica que são necessários para a prática de um bom jogo. Além do bem estar físico proporcionado, funciona como uma boa terapia anti-stress e excelente exercício de socialização, entre outros benefícios. Show de bola!

  16. É um jogo de precisão, encontramos a quadra com o piso não muito bom e estamos melhorando aos poucos. Não é um jogo de velho como dizem , mas é muito bom par idosos, porque mexe com o cérebro, na construção de jogadas e táticas ,usando as tabelas da quadra para pontuar. E como todo esporte é necessário muita prática. Grande diversão sem muito stress.

  17. Que bom existir em Caxambu um espaço como este que proporciona uma excelente oportunidade de praticar um esporte, de lazer e de convivência com pessoas de varias faixas etárias.

  18. Com 73 anos sou uma pessoa feliz. Mais ainda após ter colocado esse maravilhoso “passa tempo”, que é o jogo de bocha, em minha vida.
    Me preocupa pensar que o Parque pode ser concedido a algum empresário e que o espaço da bocha (é também todos os demais espaços e atividades hoje existentes: gêiser, oratórios, quadras de esportes, pista de caminhada, local de exercícios físicos, etc. passem a ser restritos a os atuais usuários. Espero que a Prefeitura assuma o Parque é que nós da comunidade caxambuense, possamos trabalhar, junto com avPrefeitura, em prol da manutenção pública do Parque. Que a bocha sirva de exemplo de atividades possíveis no Parque, que congregam munícipes, inclusive com a colaboração do custeio de sua manutenção. Parabéns aos bocheiros e bocheiras de Caxambu.

    1. A comunidade está ocupando o espaço da bocha e muito ainda pode ser feito. Que seja um espaço democrático de lazer e diversão.

  19. Parabéns por manter uma cultura pouco praticada. A bocha é uma atividade de interação e performance, além de ser uma distração descontraída e saudável. A mente e o coração dos participantes e dos espectadores agradecem!
    Meus aplausos.

  20. Parabéns a esta equipe de guerreiros !
    Vocês merecem pelo esforço e por manter essa prática saudável de esporte dentro do nosso amado Parque das Águas de Caxambu.

  21. Que bacana…eu não conhecia esse esporte… um patrimônio cultural da cidade. O 3º Campeonato de Bocha no Parque de Caxambu é um belo exemplo de integração esportiva e comunitária, reunindo gerações e gêneros em torno de uma tradição. A homenagem ao fundador Domingos Caruso, ao nomear a quadra em sua memória, celebra não apenas sua contribuição ao esporte, mas também à valorização do espaço público. Um evento que une esporte, história e convivência em um só local.

    Abração da terrinha do frevo

    1. Lindas palavras e percepção do que acontece nesse meio. Promove-se muita coisa saudável nesse esporte e na diversão que partilhamos. Grato.

  22. Parabéns aos organizadores e participantes deste evento, trazendo a importância de manter o espírito sempre jovem em uma bela confraternização. Que vença a dupla melhor…e que a Bocha permaneça viva entre às próximas GERAÇÕES…que esta CONFRARIA siga firme no propósito de levar alegria.
    Parabéns

  23. Parabéns a todos os envolvidos e participantes desse campeonato! Lembro com carinho de quando o campo de bocha foi criado e do quanto esse espaço se tornou importante na vida do meu pai. Era um momento sagrado todas as manhãs, um lugar para encontrar amigos e compartilhar boas conversas. Que essa tradição continue a prosperar por gerações, trazendo amigos, entretenimento, alegria e saúde para todos!

  24. Parabéns a todos os envolvidos e participantes desse campeonato! Lembro com carinho de quando o campo de bocha foi criado e do quanto esse espaço se tornou importante na vida do meu pai. Era um momento sagrado todas as manhãs, um lugar para encontrar amigos e compartilhar boas conversas. Que essa tradição continue a prosperar por gerações, trazendo amigos, entretenimento, alegria e saúde para todos!

  25. Local único.
    O acolhimento com todos que passam e param por curiosidade. Logo , são convidados a conhecer as regras e disputar uma partida treino.
    Logo acredito que este esporte cultural irá despertar o interesse pela prática. Tirando a barreira de idades e espandindo para outras localidades .
    Parabéns a todos os envolvidos!

  26. Grande iniciativa!
    Parabéns a todos os envolvidos!
    Parabéns especial ao Domingos Caruso!
    Sempre comprometido e incentivador,
    digno da justa homenagem!

  27. Parabens Trota, pelo belo artigo e por divulgar esse esporte tão interativo! Sou moradora de Caxambu e tornei-me jogadora de bocha recentemente e, embora não esteja participando do campeonato, estive e estarei lá torcendo pelos amigos.
    Que iniciativas como essa, que reúne participantes de várias gerações, aconteça sempre para que possamos nos alegrar e celebrar a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo