Coluna Sérgio Monteiro

COLUNA SÉRGIO MONTEIRO

Informações e Opiniões - 15 de Dezembro de 2024

Ouça essa matéria  

– Estamos chegando…Mais uma semana movimentada, com o Presidente Lula sendo operado de emergência, mas mantendo a popularidade em alta mesmo com as taxas de juros subindo cada vez mais.

– Falando nisso, certamente os temas mais relevantes que estarão nos debates das eleições Presidenciais de 2026 serão: o custo de vida, especialmente o preço dos alimentos, a segurança pública e a saúde do Presidente Lula.

– Aqui em Minas Gerais, o ex-Governador Aécio Neves figurou em recentes pesquisas como nome viável para voltar ao comando do Executivo do estado. O Senador Cleitinho lidera as sondagens de votos.

– Já o atual vice-governador Mateus Simões, lançado pelo Zema para sua sucessão, ainda não decolou.

-Esta semana os Prefeitos, vice-prefeitos e Vereadores eleitos em outubro, foram diplomados pela Justiça Eleitoral. Em Caxambu a cerimônia aconteceu na Câmara Municipal na sexta-feira (13). Cumprimento aqui todos os eleitos e agora Diplomados de nossa região, desejando sucesso!

– Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

– Outro fato que chamou a atenção em Caxambu foi uma chuva violenta na segunda-feira (9) que derrubou árvores em diversos pontos da cidade, atingindo carros e postes de iluminação.

–  Quem seria responsável pelas árvores que caíram? Pergunta sincera: tem como prever isso? Existem maneiras de monitorar as condições destas árvores para evitar estes acidentes?

– Conversando com quem entende, até teria como fazer um levantamento, mas a um custo financeiro muito alto. Não só aqui em Caxambu como em qualquer outro município. Porém algumas ações preventivas menores poderia sim ser realizadas, já há décadas, de acordo com especialistas.

– A gente sabe que muitos defendem que não se corte árvores de maneira alguma (no que não estão totalmente errados) mas existem casos que poderiam ser revistos. Algumas destas árvores precisariam ser suprimidas e substituídas por outras mais adequadas. E ainda com uma grande compensação com plantios em outros áreas. Será que os ambientalistas teriam sugestões para colaborar neste momento e ajudar a prevenir situações como estas?

– Falando nisso, em Cambuquira uma mobilização de moradores, ativistas e autoridades locais conseguiu suspender a derrubada de árvores na Mata do Parque daquela cidade na sexta-feira (6).

– O local fica na cabeceira que protege o aquífero do Parque das Águas, portanto o corte de árvores no local – uma área de 7,5 metros e quase 1,8km de extensão – poderia afetar as águas minerais da cidade.  A justificativa para o corte seria a instalação de painéis solares destinados à produção de energia fotovoltaica.

– Segundo informações da ONG Nova Cambuquira, 18 árvores foram derrubadas nesta área de proteção ambiental, que protege o aquífero do Parque das Águas. O Ministério Público vai investigar o caso.

– Vamos falar de segurança pública! Com informações da Agência Minas.

– As estratégias do Governo de Minas e das Forças de Segurança no combate à criminalidade resultaram na queda do número de roubos em todo o Estado, incluindo o de roubos de celulares. Os dados foram apresentados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (11), em Belo Horizonte.

– O acumulado de janeiro a novembro de 2024 aponta para uma redução de 6,2% nos registros de roubo em geral, em Minas, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso significa pelo menos 2,7 mil ocorrências a menos (19.817/17.054)

– O roubo de celular segue a mesma linha e caiu 9,4% em Minas e, também, na capital (5,7%). A modalidade de roubar o pedestre, que poderia, por exemplo, estar voltando do trabalho ou no ponto de ônibus, também diminuiu 10,5%. Assim como a subtração de bens de quem anda de coletivo, que é um destaque, aliás, porque alcança a redução de 19,3%.

– O roubo de cargas, no estado que tem a maior malha viária do país, chegou a 22,2%. O detalhamento está disponível no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

– A presença da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi ampliada. Ao longo do ano, foram formados cerca de 3 mil novos militares, que reforçaram o policiamento em todas as regiões. Mais 1,34 mil novas viaturas passaram a circular para a proteção dos mineiros. Em mais de R$ 500 milhões de investimentos, é destaque a aquisição de mais de 8,2 mil coletes para a corporação, além de um caminhão para o transporte de combustíveis.

– O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) expandiu seu atendimento com a instalação de três pelotões nos municípios de Campo Belo, João Monlevade e Itaobim. Também foram criadas brigadas em Conselheiro Pena e Paraisópolis.

– Para corroborar esta expansão, o Governo de Minas anunciou 329 vagas de concurso para recomposição e ampliação do efetivo do CBMMG. Foram disponibilizadas 21 vagas para o Curso de Formação de Oficiais, cinco para o Quadro de Oficiais da Saúde e 303 vagas para o Curso de Formação de Soldados.

Ainda no tema segurança pública: em 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) trabalhou com foco na repressão qualificada a organizações criminosas no estado – sobretudo no combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos. Apenas por tráfico de drogas, 19,4 mil pessoas foram indiciadas em procedimentos instaurados pela PCMG. Um montante superior a 461 mil procedimentos investigativos de diferentes naturezas foi concluído pela Polícia Civil – cerca de 29,3 mil somente relacionados ao tráfico de drogas.

– A Polícia Militar também manteve um combate sistemático à criminalidade no estado, incluindo o tráfico de drogas, por meio de uma série de ações estratégicas – que envolvem serviço de inteligência e operações preventivas e repressivas pontuais e qualificadas.

– Essas operações, realizadas pelas unidades da corporação e por meio de ações conjuntas com outras agências e órgãos do Executivo mineiro, resultaram na prisão/apreensão de cerca de 237 mil pessoas, sendo que cerca de 25,5 mil delas eram foragidas. Também foram apreendidas mais de mais de 70 toneladas de drogas e retiradas mais de 7 mil armas de fogo e simulacros de circulação.

– Mesmo com todas estas ações e investimentos, a tal sensação de segurança que é propagada, muitas vezes deixa a desejar. A percepção é que no interior, o investimento não é o mesmo que nos grandes centros ou na região metropolitana. Antes, víamos muito mais patrulhamento. As cidades tinham efetivos de policiais muito maiores do que existem hoje.

– E não se pode exigir do servidor, que é o Policial Militar ou Civil, que se desdobre ou que apenas um ou dois policiais façam o serviço que deveria ser de quatro ou cinco…mesmo com boa vontade, é inviável. Sem falar que a remuneração no geral é baixa demais para quem arrisca a vida para pegar bandidos e outros tipos fora da lei.

– E mesmo com tais dificuldades, todos continuam se dedicando e cumprindo com seu dever em promover e garantir a segurança da população. Parabéns!

– A nossa região não é mais tão tranquila assim, como parece. Perto de grandes centros, lógico que vivemos ainda num “paraíso”. Porém casos mais graves acontecem. Mas a polícia está atenta! Esta semana três pessoas da mesma família foram feitas reféns dentro de casa na madrugada de quarta-feira (11) no bairro Solar dos Lagos em São Lourenço (MG). Dois suspeitos foram presos e os outros dois continuam foragidos. Quatro suspeitos chegaram de carro, invadiram a casa e renderam um homem de 70 anos, a esposa dele, de 60, e a filha, de 25. A Polícia Militar foi chamada no local por volta das 00h10. Segundo a PM, as vítimas foram levadas para um quarto, amarradas e amordaçadas. Durante a ação, os autores do crime usaram duas armas de fogo. Eles levaram três aparelhos celulares, três anéis de ouro, um cartão de banco e R$ 7.650 em dinheiro.

– Ainda conforme a polícia, os autores fugiram em direção a Carmo de Minas (MG). Por volta das 3h, dois dos autores, de 22 e 32 anos, foram localizados em Pouso Alegre (MG) com o veículo utilizado no crime e alguns dos materiais roubados na casa. A polícia encontrou drogas na casa de um dos suspeitos. Um terceiro suspeito, de 21 anos, foi localizado em Caxambu (MG).  – (Com informações do G1 Sul de Minas) 

Foto: Bruno Sousa

– No trânsito, tem também cada uma…a atenção precisa ser cada vez mais redobrada e mesmo assim… Na quarta-feira (11) uma mulher bateu com seu carro na traseira de outro veículo que estava parado na Avenida Ápio Cardoso no centro de Caxambu e acabou caindo com o carro no ribeirão Bengo. A motorista se feriu levemente. O prejuízo material e o susto foram maiores. Mas vale pra todos nós: sempre ter muita atenção no trânsito.

Foto: Reprodução Contábeis

– E já que o assunto é transito: 2025 em diante, o IPVA será cobrado a partir de fevereiro. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quinta-feira (12), em 2° turno, o adiamento em um mês do início do pagamento. O Projeto de Lei (PL) 1.336/2015, aprovado em 1° turno na última terça, voltou a ser referendado por unanimidade. Agora, a primeira parcela do IPVA vencerá em fevereiro; a segunda, em março; e a terceira, em abril. O pagamento à vista, que oferece como contrapartida um desconto de 3%, também será adiado para fevereiro.

– Quatro produtores de café especial do Sul de Minas foram premiados na tarde de quarta-feira (11) em um concurso estadual de qualidade. Os cafeicultores que atingiram as maiores pontuações receberam os prêmios na sede da Emater, em Belo Horizonte (MG). Gerais. O Sul de Minas enviou 345 amostras.

– Na categoria café descascado, o vencedor foi Joaquim Adolfo Pinto Noronha, do município de Dom Viçoso (MG), com um café de 89,8 pontos. Outro produtor do município ficou em terceiro lugar na categoria: a amostra de café de Flávio Roberto Carvalho Ferraz atingiu uma pontuação de 82,2.

– Na categoria natural, o vencedor do Sul de Minas foi Rubens Correia da Cunha Júnior, de Jacutinga (MG), com um café de 89,2. Na mesma categoria, o produtor de Lavras (MG) André Luiz Vieira ficou em segundo lugar com um café de 87,9 pontos. (Com informações e imagem: Emater – MG e Agência Minas)

– E mais café: apresentei esta semana em Varginha a live de lançamento de um novo projeto  da Fundação Procafé e da C3 Consultoria e Pesquisa. A iniciativa irá revolucionar a cafeicultura brasileira: a criação do NIFC – Núcleo de Inteligência para o Fortalecimento da Cafeicultura, um projeto que visa unir todos os setores da cadeia em prol de um objetivo maior, tornar a cafeicultura e os cafeicultores brasileiros mais eficientes e prósperos.

– Para tanto, uma das primeiras iniciativas do NIFC é a concepção do programa A MAIOR DE TODAS AS PRODUTIVIDADES, o que permitirá a constituição do maior e mais padronizado banco de dados da cafeicultura nacional.

– Agradeço a confiança de todos das equipes da Fundação ProCafé e da C3. A live aconteceu nos estúdios da 22 Filmes, dirigida pelo Ronaldo Mendes e pela Débora, em alto nível profissional, como sempre. Sucesso!

(Foto: Sindicato Rural de Caxambu)

– A gente segue no tema do agronegócio, para destacar as ações do Sindicato Rural de Caxambu. Esta semana aconteceu o curso de Defumados – Carne Suína, realizado entre os dias 09 e 13 de Dezembro.
As aulas foram na Central de Inclusão Produtiva, da Prefeitura Municipal, parceira do Sindicato Rural e Senar na promoção destas formações. Ministrado pelo instrutor Newton Alencar, o curso possibilitou aos alunos o aprendizado na defumação de carnes, linguiças, presunto e torresmo. Parabéns a equipe do Sindicato Rural, em especial a todos da diretoria na pessoa do Presidente Eduardo Rafael.

– No dia 12 de Dezembro, nas dependências do Hotel Glória, foi realizada a última reunião do ano de Diretoria do Lions Clube Caxambu. Sob a Presidência do CL Alexandre Moura e Diretoria foram apresentados os resultados das ações do Clube na Comunidade. Logo após foi servido um jantar especial festivo de companheirismo.

– Entre as ações, destacam-se: doações mensais ao Asilo Santo Antônio; Campanha de Arrecadação de Alimentos no CANTA BRASIL, com doação de 30kg de alimentos para a Casa da Criança; VISITA OFICIAL DG José de Castro a Caxambu e plantio de árvore ( Meio Ambiente); Ação para as Cartinhas de Natal da Casa da Criança de Caxambu; Exposição Divulga e Combate a Doença de Chagas (Rotary e Lions).

Foto: JR. Moska

– Bassi Têxtil: estive na confraternização da equipe da Bassi Têxtil na sexta-feira (13) realizada na Fazendinha (Fazenda São Cristóvão) no Bosque em Caxambu. Tenho a honra de prestar serviço para a empresa há quase 5 anos, colaborando na comunicação institucional.

– No evento, além do ambiente agradável e acolhedor, o alto astral da equipe e dos diretores da empresa é contagiante. Quem registrou o momento foi Jr. Moska.  Sucesso sempre e um grande abraço para Bruno e Dorileia Bassi.

PENSAMENTO

PARA CURTIR

O clamor pela natureza na canção Mercy Mercy Me (The Ecology) lançada em 1971, no álbum ‘What’s Going On’, de Marvin Gaye. A música é um marco no soul e R&B, destacando-se por sua mensagem social e ambiental em uma época em que tais temas começavam a ganhar visibilidade. Vale muito ouvir e curtir. 

POSITIVO

Para o ViJazz & Blues Festival que aconteceu em Caxambu neste fim de semana, no Parque das Águas. O evento, teve entrada gratuita, com shows de nomes importantes do jazz e do blues. Um evento que se destaca por promover artistas nacionais e internacionais, levando ao público diversidade musical e acesso à cultura do jazz e blues e permitindo ouvir músicas de verdade.

NEGATIVO

 

Para aqueles que usam a vaga de idoso (não sendo da melhor idade) situada na Travessa Nossa Senhora dos Remédios em Caxambu.  O espaço está sempre ocupado por carros sem cartão ou então com pisca alerta ligado. Esta vaga não é para veículos com pisca alerta ligado, por 15 minutos como as demais deste tipo. É exclusiva para idosos com seus veículos devidamente identificados.

BOA SEMANA!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo