ACADEMIA CAXAMBUENSE DE LETRASCultura e Lazer

ACADEMIA CAXAMBUENSE DE LETRAS

Cristina Mallet

A coluna de hoje é com: Cristina Mallet

E PRA ONDE ESTAMOS INDO? Um chamado Para a Vida!

Estamos dormindo, pensando estar acordados?

O Ser Humano é surpreendentemente complexo.

Em seu aspecto mais profundo traz uma essência repleta de potencialidades, que deveriam ser expressas ao longo da existência. Em alguns casos estas sementes encontram terra fértil, são cultivadas, e florescem. Em outros, a terra é mais árida e as sementes podem até secar. Claro que não é tão simples, pois são muitas as variáveis. Existe um universo causal, os cenários, mas na essência de cada um existe um ponto vital, que é a vontade de brotar! Este impulso, a vontade, vem de um lugar que para nós parece desconhecido, mas que nos inspira, impulsiona e sustenta. É neste lugar especial e silencioso dentro de nós, que devemos repousar, em busca das respostas que procuramos para dar significado à nossa existência. É neste lugar que podemos nos encontrar a nós mesmos e fazer o caminho de volta para esta essência perdida, dormida, sonhada.

A grande questão é que vamos criando um sistema pessoal para dar conta do mundo. Um mundo que nos quer como ele quer e acredita. Um mundo que muitas vezes nos faz crer que ele é real e para sempre. E para responder a estas expectativas e cobranças, vamos nos afastando do nosso centro interno. E assim vamos ficando partidos, separados de nós mesmos e passamos a ver o mundo assim: em polaridades, partido e separado. Desta forma, sob este ponto de vista, fomos criando um mundo insustentável em si mesmo, pois o que está separado não está inteiro, unificado, consistente. Como placas tectônicas que se rompem, criam falhas e provocam terremotos, tsunamis,  catástrofes irreversíveis.

Acreditamos que o impermanente é eterno e muitas vezes que o eterno não existe.

Mas não tenho a intenção de escrever o caos. Apenas trazer a grande questão: estamos despertos ou dormindo? O que queremos enquanto Humanidade? Onde e como queremos ser e estar? Um chamado para a Vida! Somos co-criadores, co-responsáveis e co-regentes de nossas escolhas e caminhos. Vamos nos re-integrar enquanto Ser Humanos, com a humanidade em nós, com a natureza em nós, com o pensar, o sentir e o agir que se expressam através de nós! Ser o que viemos para SER! A Vida é uma dádiva, um presente! Ainda é possível corrigir a rota, desfazer os equívocos, evitar o colapso. Podemos ainda resgatar o respeito, a ética, a ação correta!

E que o Amor prevaleça em nós e entre nós, hoje, a cada instante, com a consciência de que a linha da eternidade é um fio que tecemos a cada passo que damos aqui e agora!

Cristina Mallet

 

Academia Caxambuense de Letras – janeiro de 2022

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo