ENCONTRO DEBATE TURISMO E GASTRONOMIA
Evento conta com participação do Presidente da Abrasel no Sul de Minas
Cerca de 70 lideranças sindicais, autoridades e especialistas debateram temas estratégicos voltados ao fortalecimento dos setores de gastronomia e turismo no Brasil. O evento foi realizado nos dias 05 e 06 de novembro, com participação de representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), no SPA do Vinho Hotel, em Bento Gonçalves (RS).
O presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), André Yuki participou ativamente dos debates representando a região.
Estiveram presentes também o presidente da Uvibra, Daniel Panizzi; o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini e o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, que destacou o compromisso do setor com a retomada do turismo no estado, que vem mostrando resiliência em meio aos desafios do último ano.
Entre os temas debatidos, destacam-se a Reforma Tributária e Trabalhista (incluindo folgas aos domingos para as mulheres), política nacional e representatividade:
• Fabiano Mota, da B.A.T, discutiu o mercado brasileiro de cigarros, regularização e combate a produtos de contrabando;
• Milagros Ochoa, da PROMPERU, inspirou os participantes com um case de sucesso sobre o Peru, um destino de experiência, cultura e gastronomia que cresce a cada ano;
• Dra. Lirian Cavalheiro abordou a Reforma Tributária e a Lei Geral do Turismo em uma palestra riquíssima de conhecimento;
• Daniel Panizzi, da Uvibra, falou sobre viticultura, enoturismo e gastronomia para fomentar o turismo, além de discutir a tributação dos vinhos nacionais;
• Direto de Nova York, Cristiano Lopes compartilhou insights do Retail’s Big Show – NRF 2025.
•
Para encerrar, houve um city tour pelas vinícolas de Bento Gonçalves, rica em tradição vinícola da região e uma visita à Tramontina, famosa por seus utensílios de alta qualidade, no município de Carlos Barbosa.
De acordo com André Yuki, a participação do SEHAV foi de extrema importância, pois mostra sua representatividade no meio político e defende as demandas dos afiliados. “Discutimos sobre a retomada do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, através do turismo, hospitalidade e gastronomia, abordamos as reformas, a regularização e o combate a produtos contrabandeados, a questão dos cigarros eletrônicos, a alta taxa de tributação dos vinhos nacionais que impede sua competitividade no mercado, entre outros”, ressaltou.
Com informações de Ana Luisa Alves – Abrasel