7ª travessia do ICMBio aconteceu no Parque Nacional do Itatiaia Reviewed by Momizat on . Neste final de semana, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) realizou a 7ª travessia comemorativa dos 10 anos do ICMBio. O evento foi precedido, na sexta-feira (27 Neste final de semana, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) realizou a 7ª travessia comemorativa dos 10 anos do ICMBio. O evento foi precedido, na sexta-feira (27 Rating: 0
Você está aqui:Home » Destaque » 7ª travessia do ICMBio aconteceu no Parque Nacional do Itatiaia

7ª travessia do ICMBio aconteceu no Parque Nacional do Itatiaia

7ª travessia do ICMBio aconteceu no Parque Nacional do Itatiaia

Cachoeirados5lagos_fotoDudaMenegassi

Neste final de semana, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) realizou a 7ª travessia comemorativa dos 10 anos do ICMBio. O evento foi precedido, na sexta-feira (27/10), por um seminário para discutir a implementação da Trilha Transmantiqueira, um percurso que atravessará a Serra da Mantiqueira. A travessia da Serra Negra, além de fazer parte das as comemorações de aniversário, também serviu para começar o mapeamento da trilha e dar o pontapé – e passada – inicial no projeto. O trajeto é um dos trechos que irá compor o futuro trekking transmantiqueiro, que deverá aproximadamente 750 km.
A travessia de 2 dias e cerca de 31 km de extensão liga a portaria da parte alta do parque com a cidade de Maringá (RJ). O caminho passa por atrativos como o Circuito 5 lagos, a Cachoeira do Aiuruoca e da Santa Clara, além das montanhas e belas paisagens características do alto da serra. No ponto mais alto de todo percurso, a mais de 2.500 metros de altitude, é possível ter uma visão panorâmica de toda região, localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Cerca de 20 pessoas fizeram a travessia, que contou com a participação de diversos servidores e chefias do ICMBio. Entre eles estavam o gestor do parque, Gustavo Tomzhinski; e também o chefe da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios, Pedro Menezes; a chefe da Divisão de Fomento a Parcerias, Carla Guaitanele; e a chefe da Coordenação de Concessões e Negócios, Larissa Moura Diehl. Representantes de outros órgãos ambientais também participaram da caminhada, assim como montanhistas da região e voluntários da Trilha Transcarioca (RJ).
Além de comemorar os 10 anos do ICMBio, o evento foi parte da agenda de aniversário do parque nacional, que em junho deste ano completou 80 anos de existência. Itatiaia é a unidade mais antiga do país e um dos berços do montanhismo brasileiro. A inclusão do parque no calendário de travessias, portanto, não foi uma escolha ao acaso.
“O uso público é uma ferramenta importante para trazer as pessoas para dentro das unidades e fazer com que elas se apropriem e tenham orgulho delas, e isso ajuda a alavancar recursos, apoio e traz a sociedade para defender os parques”, fala Tomzhinski, que acredita ainda que as trilhas de longo curso que conectam várias áreas protegidas são uma excelente forma de aprofundar esse contato e sensibilização dos visitantes perante a natureza.

Comentários

Deixe um comentário

© 2016-2017 Jornal Tribuna Sul de Minas - Reproduções autorizadas mediante indicação da fonte tribunasuldeminas.com.br Os textos, opiniões e conteúdos presentes neste portal são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

Voltar para o topo